Muzambinho, 19 de janeiro de 2025

Vereadores de Muzambinho rejeitaram projeto do Serviço de Inspeção Municipal Consorciado

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Projeto de Lei nº 4.052/21 que autoriza o Poder Executivo a firmar contrato do programa com o Consórcio Intermunicipal da Baixa Mogiana – CIMOG e com objetivo de execução do Serviço de Inspeção Municipal de forma associada foi reprovado na Câmara de Muzambinho. Em sua reunião ordinária de forma on-line na segunda-feira (28/06), ele foi colocado em pauta e gerou intensa discussão e acabou reprovado por 7 votos contra 3. Votaram favoráveis os vereadores Roosevelt Pereira (líder do prefeito), Marquinho da Emater e Carlão Miranda. Foram contrárias as vereadoras Jack Krauss, Lúcia Bernardes, Prof.ª Sandra e ainda Afrânio Verdureiro, Carlos (Baiano), Rael do Patrimônio e Mário Uai.
O fato gerou grande repercussão envolvendo as redes sociais. Segundo analistas, este projeto do Consórcio veio para desburocratizar a Lei Federal e permitir que os municípios consorciados possam vender entre si, e no futuro, possam fazer seu livre comércio em todo território brasileiro. Vale ainda destacar que o Serviço de Inspeção é divido em três esferas, a saber: Federal (SIF), Estadual (SIE) e Municipal (SIM).

EM GUAXUPÉ – Na edição do dia 18 de junho, a Folha informou que o mesmo projeto foi rejeitado pelos legisladores do município.
Segundo alguns, a aplicação de multas consideradas inadequadas (variando de R$ 200 reais a R$ 25 mil) podem permitir interpretação aberta para sua aplicação.

REGIONAL – Para a regionalização, os gestores municipais da AMOG apresentaram projetos de lei para serem aprovados pelas Câmaras Municipais. A criação do selo de inspeção municipal irá possibilitar que os pequenos produtores, principalmente aqueles rurais façam a comercialização de alimentos processados em outras cidades da Associação.

NOVE – Dos 17 municípios associados, nove aprovaram o ingresso no SIM. São eles Cabo Verde, Bom Jesus da Penha, Juruaia, Monte Belo, Jacuí, Itamogi, Arceburgo, São Pedro da União e Nova Resende.

Notícias Recentes