Zema lidera intenção de voto para o governo de Minas em 2022; veja pesquisa do Instituto HD Data

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Se as eleições para a chefia do Executivo mineiro fossem hoje, o governador Romeu Zema (Novo) estaria reeleito no primeiro turno, aponta pesquisa do INSTITUTO HD DATA em parceria com o Dataquest. Pelo levantamento, Zema tem a preferência de 53% dos eleitores mineiros, contra 28% de seu principal oponente, o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD). Juntos, os outros seis candidatos testados nesse cenário somam 13%: André Janone (Avante), Rodrigo Pacheco (DEM), Agostinho Patrus (PV), Áurea Carolina (PSOL), Marcelo Álvaro Antônio (PSL) e Paulo Abi-Ackel (PSDB). Nesse cenário, 7% dos entrevistados votariam em branco, nulo ou não quiseram responder. A pesquisa foi feita entre os dias 18 e 23 deste mês junto a 1.071 eleitores do Estado com idades entre 16 e 66 anos. O nível de confiança é de 95%, com margem de erro estimada em 3%.

Em todos os cenários testados a vantagem de Romeu Zema se mantém, chegando ao seu melhor desempenho quando o prefeito Kalil é substituído, na sondagem, pelo senador Carlos Viana (PSD). Nesse caso, Zema vai a 54% das intenções de voto, enquanto Viana teria 3% e a candidata do PSOL alcança 14%. Os outros nomes – Janones, Pacheco, Agostinho Patrus, Marcelo Álvaro e Abi-Ackel, além de Aécio Neves, também incluído nesse cenário – somam 15%. Votos brancos e nulos, juntos com percentual de entrevistados que não responderam, chegam a 13%.

Segundo  Turno

A pesquisa também quis saber qual a intenção de voto dos mineiros em simulações de segundo turno. No cenário entre Zema e Kalil, o atual governador aparece com 56% das preferências contra 37% do prefeito belo-horizontino, uma diferença de 19 pontos percentuais. Entre Zema e Carlos Viana, a diferença a favor do governador sobe para 51 pontos percentuais: 62% a 11%. Já quando o confronto é entre Zema e o presidente da Assembleia Legislativa de Minas, Agostinho Patrus, o governador fica com 62% a 17%.

Avaliação do governo

A pesquisa HD Data/Dataquest também perguntou aos entrevistados se aprovavam ou desaprovavam a administração de Romeu Zema. O resultado mostra que o chefe do Executivo mineiro com aprovação de 62% contra 33% que desaprovam. Quanto à avaliação da administração de Romeu Zema, 28% responderam considerá-la “ótima”, 29% responderam “boa” e 16%, “regular”. Para 10% a gestão de Zema é “ruim”, enquanto 15% disseram achá-la “péssima”.

Análise

Para o diretor do Instituto Dataquest, Hermes Naves, a pesquisa mostra um quadro de certa forma confortável para o governador Romeu Zema, visto que ele ganha em todos os cenários apresentados, aparecendo nas intenções de votos sempre acima de 50%. “Um fator a ser considerado é que o principal concorrente do governador (Alexandre Kalil) ainda é pouco conhecido no Estado e isso, claro, influencia na atual configuração desse quadro”, argumenta Naves.

A pesquisa de intenção de voto para as Eleições 2022 é a primeira realizada pelo INSTITUTO HD DATA, projeto oriundo da parceria entre o jornal Hoje em Dia e o Dataquest. O levantamento foi feito 100% de forma digital e exclusivamente com eleitores do Estado de Minas Gerais. A ideia, segundo Naves, é a realização de novos levantamentos pelo menos de dois em dois meses, permitindo dessa forma a construção de uma análise comparativa.

 

Fonte: Hoje em Dia

 

Notícias Recentes