Foi em uma palestra de 3 horas sobre o tema “Resíduos Industriais e Produção Limpa” que ministrei no Auditório da FIESP – Federação das Indústrias do Estado de S. Paulo faz pouco tempo. No entanto, levei quase meia hora para poder administrar o comportamento de um dos participantes: um jovem gerente de uma empresa do ramo de alimentos. Terno azul marinho de corte em alfaiate, moda sem-gravata, sapatos mocassins, olhar meio imbecilizado, sentara-se na primeira fileira, logo à minha frente, a dizer em tom de deboche: “Agora vou ver aonde vou ter que enfiar os meus resíduos!” – Não precisei dizer onde enfiá-los!
O conceito de Produção Limpa está associado a estratégias ambientais, tecnológicas e econômicas adotadas pelas empresas, de forma a evitar, minimizar, reutilizar ou reciclar os resíduos por elas gerados. Ao contrário da postura usual de muitas empresas, um Programa de Produção Limpa requer investigação das causas da geração de resíduos. Assim, a pergunta convencional “O que vou fazer com os resíduos?” deve ser substituída pela pergunta: “De onde vêm os resíduos e por quê eles se formam?” Ao identificar a origem e as causas dessa geração, é possível encontrar alternativas de produção limpa voltadas para a prevenção e diminuição dos resíduos gerados. Um Programa de Produção Limpa funciona como uma espécie de medicina preventiva e holística. Preventiva porque evita a geração de resíduos; e holística porque examina essa geração de forma global e sistêmica. Palavras como desperdício e poluição não podem mais constar do vocabulário das empresas modernas. As 4 (quatro) questões seguintes podem ajudá-lo a descobrir seus pontos fracos e indicar caminhos para a preservação do ambiente e garantir uma imagem positiva de sua empresa no mercado: 1. Sua empresa procura manter um bom entrosamento entre os responsáveis pela área de compras e a equipe de produção, a fim de evitar perda de matérias-prima? 2. Existe um programa contínuo de manutenção preventiva das instalações e equipamentos para evitar a perda de água e energia? 3. A adoção de ações de produção limpa é vista pela direção da empresa como uma estratégia para a melhoria da competitividade no mercado? 4. Há uma preocupação clara em definir um destino adequado aos seus produtos quando descartados? – Se as respostas forem SIM, você está no caminho certo.
Após o encerramento da palestra, o jovem desbocado deixou o Auditório com o celular grudado no ouvido!
Paulo Augusto de Podestá Botelho é Professor e Escritor.
Visite o Site https//paulobotelhoadm.com.br