Os Vinte por Cento

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Vilfredo Pareto, economista franco-italiano, nascido em 1848, criou, com absoluta certeza, a importante “Regra 80/20” que pode ser aplicada em inúmeras situações e circunstâncias. 

Para melhor entender, ela representa a tendência que prevê que 80% de efeitos aparecem a partir de 20% de causas, isto é: toda causa produz efeito; portanto, efeito é consequência de causa. Por exemplo: a besta da ignorância está embutida em 20% nas pessoas que fazem gerar 80% de maus resultados. Tal besta se apresenta disfarçada de uma linguagem oblíqua, dissimulada. – Faz com que palavras e fatos não se encontrem e percam o sentido e o seu significado. – E, aí, a imbecilidade ganha espaço para produzir efeitos negativos. – Faz com que os “gênios” das proposições desprovidas de resultados positivos tenham que voltar para dentro de suas lâmpadas mágicas!

Estamos a viver (e a sofrer) um tempo de aprofundada desumanidade. – O desumano está presente nos pesadelos que a vida, quando infeliz, pode produzir. 

A tortura deste tempo da Covid-19 é filha do poder autoritário representado pelo filhote deste tempo que tem nome e sobrenome: Jair Messias Bolsonaro. Ele não está só: conta com 20% de bolsonóides; algo em torno de 43 milhões de pessoas. – É muita gente!

O deputado Arthur Lira, atual presidente da Câmara dos Deputados, traduz o embuste de manobras e artimanhas que estão por vir. Qualquer esperança de equilíbrio está destinada para as “Calendas Gregas”. – É a burrice corrosiva, siderúrgica: combinação de estupidez, ignorância e má fé. Isso representa 20% de causas a gerarem 80% de efeitos devastadores para o país. – É isso.

 

Paulo Augusto de Podestá Botelho é Professor e Escritor.

E-mail: papbotelho5@gmail.com        Site: https//paulobotelhoadm.com.br

Notícias Recentes