6º Fórum Café e Clima na Cooxupé: como se prevenir da La Niña

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

 

Fenômeno provoca mudanças no clima e atinge regiões cafeeiras do Brasil, podendo causar impactos na safra; veja como se prevenir da La Niña. Esse foi o tema do 6º Fórum Café & Clima que ocorreu no último dia 31 de julho no auditório da Cooxupé.
Por ser uma atividade agrícola, a cafeicultura está submetida às questões climáticas. Mesmo sendo o maior produtor e exportador de café do mundo, o Brasil pode ter suas lavouras impactadas por fenômenos do clima. Entretanto, o produtor rural pode se precaver destes problemas. De acordo com Marco Antonio dos Santos, agrometeorologista da empresa Rural Clima, o evento climático ocorre no Oceano Pacífico e afeta todo o regime de chuva e temperatura do planeta. Assim, a La Niña é o resfriamento das águas da região equatorial do Pacífico. “Toda vez que as águas do Pacífico estão mais frias do que o normal, ocorre esse fenômeno”, resume.
Outro palestrante foi Guilherme Vinícius Teixeira, engenheiro agrônomo do Departamento de Geoprocessamento da Cooxupé, que falou sobre “condições meteorológicas ocorridas na safra 2024/2025 e suas consequências nas regiões cafeeiras da cooperativa”. O agrônomo explicou como os dados do departamento estão disponíveis aos cafeicultores e ajudam na tomada de decisão na gestão da propriedade. E o professor José Donizete Alves, docente da Universidade Federal de Lavras (UFLA), conversou com os cafeicultores sobre os impactos do clima adverso na fisiologia do café, além de análise da safra 2024 e perspectivas para 2025.
Para o presidente da Cooxupé, Carlos Augusto “são profissionais especialistas que estão apontando o caminho por onde o cafeicultor deve andar para tomar decisões que ajudam a proteger principalmente a questão financeira da propriedade, explica.
Quem não pode comparecer pode assistir o evento que está disponível no canal da Cooxupé no YouTube: https://www.youtube.com/@cooperativacooxupe6139/featured

Notícias Recentes