Quando jovem, ele sonhou projetar e construir um carro brasileiro. Em sua formatura de Engenheiro Mecânico apresentou o projeto de um veículo de 2 cilindros (e 2 tempos). Mas, o projeto solicitado pelo professor deveria ser de um guindaste. Por pouco não foi reprovado. E teve que ouvir do professor, na verdade, um incapaz de distinguir torno de fresa, a seguinte besteira: “Carro não se fabrica; carro se compra!”
Todavia, ele projetou e construiu o primeiro carro brasileiro: o Gurgel BR-800 SL; capaz de rodar 25 quilômetros com apenas 1 litro de gasolina.
Nome e sobrenome do pioneiro brasileiro: João Augusto do Amaral Gurgel; um homem de muita fibra!
Gurgel sempre foi contrário ao uso do álcool como combustível. Ele dizia que a terra deve produzir alimentos e não combustíveis.
A fábrica da Gurgel, sediada em Rio Claro -SP, produziu e vendeu cerca de 45.000 carros no Brasil e no Exterior.
A característica marcante do carro Gurgel foi a utilização de Fibras de Vidro na composição estrutural do veículo. Fibras de Vidro têm alta resistência à tração, flexão e impacto. Elas são leves; não conduzem corrente elétrica. E não enferrujam.
O gigantesco Airbus A-380, por exemplo, utiliza Fibras de Vidro em sua fuselagem e asas; o que o torna mais leve e resistente.
Conheci o João Gurgel (e seus outros projetos) quando ele já estava sem ânimo para prosseguir. A brutal pressão da Volkswagen acabou inviabilizando a permanência da Gurgel no mercado automobilístico.
João Gurgel dizia que a sua empresa era “muitonacional” ao contrário das multinacionais do mesmo ramo.
Em 1996 a Gurgel faliu. E o registro da marca expirou no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial).
Em 2004, um aproveitador que se diz empresário, adquiriu a marca por R$ 850,00, sem sequer consultar a família. Por isso decidiu-se mover uma ação judicial.
A atual Gurgel (completamente descaracterizada) nada tem a ver com a Gurgel do João Gurgel.
João Augusto do Amaral Gurgel morreu, vítima de Alzheimer em 2009, aos 82 anos.
– Sonhos enferrujam; mesmo com toda a fibra dos sonhadores!
Paulo Augusto de Podestá Botelho é Professor e Escritor.
E-mail: papbotelho5@gmail.com Site: https//paulobotelhoadm.com.br