Colaborador do jornal homenageado pela OAB

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Na quarta-feira, 18 de dezembro, durante uma solenidade realizada na sede da 57ª Subseção da OAB, Ordem dos Advogados do Brasil, o pesquisador, historiador, membro do Conselho Fiscal do CONSEP/Guaxupé, membro do Instituto Histórico e Cultural de Arceburgo, e colaborador deste jornal, Wilson Ferraz foi homenageado com uma “Láurea de Agradecimento”, em virtude de sua atuação em várias áreas.

Wilson vem se destacando em suas profundas pesquisas históricas nas mais longínquas e antigas comarcas do Estado de Minas Gerais, realizando pesquisas a respeito dos primitivos colonizadores do que hoje constitui os municípios de Guaxupé e Guaranésia.

Em 18 de março de 2018, a Seccional Mineira da OAB, publicou um livro escrito por ele a respeito da história da Comarca de Guaxupé, remontando ao ano de 1716, com os primeiros desmembramentos da primitiva Comarca do Rio das Mortes, que tinha como “cabeça” a cidade de São João Del Rei.

Nem mesmo a “Memória do Judiciário Mineiro” tinha detalhes exatos a respeito dos primeiros desmembramentos da Comarca do Rio das Mortes, porém Wilson, detalhista e minucioso, a partir da conferência de centenários autos judiciais conseguiu provar cada um dos desdobramentos da Comarca até chegar na instalação do Termo Judiciário de Guaxupé, em 15 de junho de 1917.

                Graças aos seus conhecimentos, e a sua vasta pesquisa histórica, Wilson divide páginas de uma revista com eminentes juízes de direito e desembargadores de tribunais superiores, dentre eles o Exmo. Sr. vice-presidente do TJMG, Dr. Rogério Medeiros Garcia de Lima e o eminente juiz de Direito aposentado, Dr. Romeu Abílio.

Na imprensa, ele vem atuando desde os tempos de estudante, sempre de forma destemida; sempre consegue fazer publicar o que, muitas vezes, parece desagradar os detentores do poder econômico, social e político.

Ferrenho defensor do Estado democrático de direito, dos poderes constituídos e, principalmente, dos Direitos Humanos, muitas vezes empreendeu verdadeiras lutas diante do poder judiciário.

Conhecido nos meios forences, seja pelas suas pesquisas nos velhos arquivos, seja pela publicação de andamentos de processos atuais e na defesa de promotores de justiça e de juízes de direito contra as investidas dos detentores do poder que tentam a todo custo aniquilar as forças das autoridades com denúncias infundadas contra os ilustres representantes do Ministério Público ou contra os eminentes magistrados nas respectivas corregedorias.

Na OAB, Wilson procura acompanhar todos os eventos, principalmente os cursos e seminários promovidos pela ESA, Escola Superior de Advocacia, num constante aprimoramento a respeito da evolução do ordenamento jurídico.

 

Homenagem

Durante a solenidade de entrega das comendas o presidente da 57ª Seção da OAB/Guaxupé, Dr. Marco Antônio enalteceu o relevante trabalho desenvolvido por Wilson Ferraz, sendo ele o primeiro da lista de homenageados.

Na “Láurea de Agradecimento” o presidente fundamenta que “a Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Guaxupé, MG tem a honra de entregar a Láurea de Agradecimento a Wilson Remédio Ferraz por sua distinta contribuição com a classe dos advogados e advogadas durante os últimos anos, por seu trabalho em defesa da Justiça, dos Direitos Humanos, da Liberdade do Estado Democrático de Direito e da Cidadania para a construção de uma Sociedade melhor”.

 

Colaborou Maria Luiza Lemos Brasileiro

Notícias Recentes