Um importante passo foi dado no último dia 21 para o fortalecimento da apicultura local: o lançamento oficial da Associação dos Apicultores do município. A iniciativa, resultado de uma sólida parceria entre apicultores, Prefeitura Municipal, Sebrae Minas, Sistema Faemg e Sindicato dos Produtores Rurais, marca o início de um novo ciclo de desenvolvimento econômico e sustentável para o setor.
O evento contou com a presença de aproximadamente 25 apicultores locais e representantes das instituições parceiras. Um momento de destaque foi a assinatura da carta de reconhecimento pelo vice-prefeito, reafirmando o compromisso do executivo municipal com o crescimento do setor apícola.
O vice-prefeito Marcelo Batista de Figueiredo ressaltou a importância desta nova associação, destacando que a iniciativa representa mais do que uma simples organização. Segundo ele, estão sendo ampliadas as possibilidades econômicas da cidade e valorizando o trabalho fundamental dos apicultores locais.
A Associação dos Apicultores surge como uma ferramenta estratégica fundamental para fortalecer a produção local de mel e derivados, promover capacitação técnica dos produtores, desenvolver estratégias conjuntas de comercialização e fomentar práticas sustentáveis na apicultura. O sucesso desta iniciativa só foi possível graças ao apoio fundamental da Prefeitura Municipal, Sebrae Minas, Sistema Faemg e Sindicato dos Produtores Rurais.
No evento também foi o momento de informar que a Prefeitura cederá um local para a construção da Casa do Mel, espaço para a associação instalar todo equipamento para a industrialização de seus produtos.
Com esta nova associação, Cabo Verde avança significativamente no desenvolvimento de sua economia local, especialmente no setor apícola, consolidando um modelo de cooperação e desenvolvimento sustentável que promete transformar positivamente a realidade dos produtores de mel e derivados da região.
(Fonte e fotos: Assessoria de Comunicação / Prefeitura Municipal de Cabo Verde)