Região se organiza para a colheita de café com orientações sobre segurança e contratação de safristas

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Com a aproximação da safra, produtores e trabalhadores rurais do Sul de Minas se reuniram para esclarecer dúvidas sobre as leis trabalhistas e reforçar a segurança no campo. O superintendente do Ministério do Trabalho em Minas Gerais, Carlos Calazans, percorreu a região promovendo reuniões estratégicas, trazendo informações fundamentais sobre a contratação de safristas e reforçando que o trabalhador rural que assinar a carteira durante a colheita não perderá o benefício do Bolsa Família.
Os encontros aconteceram em Guaxupé, Muzambinho, Nova Resende, Conceição da Aparecida e Alfenas, reunindo agricultores, especialistas e autoridades do setor.
Em Muzambinho, a reunião ocorreu na Câmara Municipal e contou com a presença do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Cleber Marcon. Em Guaxupé, o evento foi realizado na Cooxupé; já em Nova Resende, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais contou com a presença do prefeito Itamarzinho que fez questão de ficar por dentro das atualizações da legislação e as ações que o município pode contribuir com a Policia Militar.
Em Alfenas, entre os participantes, estiveram Vilson Luiz da Silva, presidente da FETAEMG, Roberto Barata, representando a FAEMG, e o coronel Jardel Trajano de Oliveira, reforçando a importância da segurança no campo durante o período da colheita.
Durante as reuniões, foi ressaltada a necessidade de formalizar a contratação de mão de obra, combatendo informações falsas que circulam entre produtores e trabalhadores. A legalidade na colheita garante mais segurança para todos, evitando problemas futuros e contribuindo para uma safra mais produtiva e organizada.
Além dos encontros presenciais, Carlos Calazans também participou do programa do jornalista Luiz Mineiro, na Resende Web, o Toró de Parpite, onde detalhou as normas para a contratação de safristas e respondeu a dúvidas do setor produtivo. O link para assistir o programa completo é : https://www.youtube.com/watch?v=9bdkUKh5was
Com informação e planejamento, mais de 500 municípios da região se preparam para mais uma safra, unindo esforços para garantir um trabalho seguro, legal e eficiente.

Notícias Recentes