Resultado de 300 anos de escravidão

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

De todas as desgraças que nos abateram a mas grave são os 300 anos de escravidã.: Pela Casa Grande, o capataz, violência; pela Senzala, apenas resignação. Acabo de me lembrar do kabengele Munanga, um antropólogo nascido no Congo em 1940. Ele tem se dedicado à questão do negro desde que chegou ao Brasil na década de 1970 para estudar na USP. Os dicionários da Língua Portuguesa definem como nômade aquele ser que vaga, sem destino, e se desvia do caminho da sensatez e do bom senso. Para Kabengele é justamente nisso que a historiografia tradicional busca transformar o negro no Brasil. Segundo ele, um povo sem história, isto é, sem passado, presente e futuro é como um nômade. O negro no Brasil tem um passado que começa na África, de onde foi deportado e escravizado, mas tem um passado de luta para sua libertação; luta pela resistência cultural; e participação efetiva no povoamento demográfico. Tudo isso é o passado que lhe restou!

Machado de Assis, o nosso melhor escritor, é na cabeça de muita gente um “Heleno” (leia-se grego, portador do dom da profecia) quando, na realidade, foi um mestiço claro, embranquecido, um afrodescendente. 

Na verdade, quase ninguém é inocente. O vaidoso Sílvio de Almeida, ex-ministro dos direitos humanos e da cidadania do Brasil, responde ao “Mee Too” por importunação sexual de várias mulheres. O ex-ministro Orlando Silva quase perdeu o cargo por ter comprado três tapiocas por 50 reais com cartão corporativo; e a ex-ministra Benedita da Silva foi exonerada do cargo por ter pago, também, com cartão corporativo, a viagem de sua secretária que a acompanhou em Buenos Aires.  – Erraram! Todavia, os que roubam milhões “não estão nem aí!” – mesmo com a perda de seus cargos e benesses. – É que o Brasil tem preconceito de ter preconceito!

 

Paulo Augusto de Podestá Botelho é Professor e Escritor.

Visite o Site https//paulobotelhoadm.com.br

 

Notícias Recentes