Comissão de Justiça e Redação aprova emenda ao auxílio a artesãos prejudicados por tempestade no Natal de Luz em Guaxupé

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

 

Durante a reunião da quarta-feira (9), os vereadores aprovaram parecer favorável à emenda substitutiva que garante repasse financeiro a 17 artesãos que tiveram prejuízos no Centro de Eventos Nabih Zaiat.

A Comissão de Justiça e Redação da Câmara Municipal de Guaxupé realizou na última quarta-feira (09/04). Participaram do encontro os vereadores Marcelo Braghetta Pedroza (PL), presidente da comissão, e Danilo Martins de Oliveira (União). A vereadora Maria José Cyrino justificou sua ausência por estar em viagem, impossibilitada de participar virtualmente por problemas técnicos.
Entre os itens da pauta, foi apreciado e aprovado o Parecer nº 38/2025, relativo à Emenda Substitutiva nº 01/2025 ao Projeto de Lei do Poder Executivo nº 12/2025, que dispõe sobre o pagamento de auxílio financeiro a artesãos atingidos por fortes chuvas enquanto expunham seus trabalhos no Centro de Eventos Nabih Zaiat.
Segundo a justificativa apresentada, no dia do ocorrido, 17 artesãos participavam da feira cultural do Natal de Luz em barracas disponibilizadas pelo município por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, quando uma forte tempestade causou prejuízos materiais aos expositores. Após tratativas entre a Secretaria de Cultura e o Executivo Municipal, foi definido o valor de R$ 4.554,00 como auxílio individual para cada um dos profissionais afetados.
A relatoria da proposta coube à vereadora Maria José Cyrino, que no parecer ressaltou a importância da emenda substitutiva para garantir segurança jurídica, critérios claros de elegibilidade e a efetiva aplicação do benefício. “A modificação proposta reforça a transparência na distribuição do auxílio financeiro, garantindo que os artesãos afetados sejam devidamente amparados”, destacou o texto.
A emenda foi considerada legal e constitucional, sendo aprovada por unanimidade pelos vereadores presentes. Agora, segue para deliberação no plenário da Câmara.
Além disso, a comissão aprovou o Parecer nº 37/2025, que trata da Moção de Aplauso à Cooxupé – Cooperativa Regional dos Cafeicultores em Guaxupé – pela organização da FEMAGRI 2025, de autoria da vereadora Nelzina Vieira. Também foi aprovado o Projeto de Lei Legislativo nº 06/2025, que denomina uma via pública como “Coronel João Ferreira Barbosa”, proposta do vereador Danilo Martins de Oliveira.
Os projetos devem ir para plenário para votação dos vereadores.

 

(Fonte e foto: ASCOM)

Notícias Recentes