Pesquisa da Fecomércio MG mostra a força e crescimento do mercado Pet

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Na véspera do Santo São Francisco de Assis, protetor dos animais, comemorado no dia 4 de outubro, o, o mercado pet em Minas Gerais mostra sua força, impulsionado pelo crescente papel dos animais de estimação como verdadeiros membros da família. Em 2024, o setor no estado alcançou um faturamento expressivo de cerca de R$ 7,3 bilhões, o que representa aproximadamente 10% do faturamento nacional, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação.

O Núcleo de Pesquisa e Inteligência da Fecomércio MG realizou uma pesquisa que traça um panorama dos pet shops em Minas Gerais, segmento fundamental para a gestão dos negócios locais. O estudo aponta que a maioria dos pet shops em Minas Gerais (71,5%) opta por uma oferta completa, disponibilizando tanto produtos quanto serviços. A procura dos clientes está fortemente concentrada nos animais mais tradicionais: 98,5% dos empresários indicam que a principal busca está relacionada a cães, e 91,0% a gatos.

Na visão da economista da Fecomércio MG, Gabriela Martins, essa tendência reflete uma mudança cultural. “O aumento pela busca de companhia animal está transformando a relação entre humanos e pets. Com os animais de estimação se tornando membros da família, o investimento em seu bem-estar é prioridade. Vemos isso no aumento do gasto com alimentação, creche, passeadores (dog walkers) e saúde”.

Os produtos mais buscados pelos clientes nos pet shops são os alimentícios, seguidos por acessórios e brinquedos. Quase a totalidade (95,8%) dos pet shops que vendem apenas produtos disponibiliza itens alimentícios para venda.

No quesito serviços, o banho e tosa lidera disparado entre os serviços mais procurados. Para os estabelecimentos que trabalham exclusivamente com serviços, o banho e tosa é ofertado por 71,9% deles e é visto com procura alta ou regular por 71,9% dos clientes desse grupo, na opinião dos entrevistados.

Veterinária e Saúde: 50,4% dos pet shops em Minas Gerais contam com atendimento veterinário. Desses, uma parcela menor, de 23,6%, atende a todos os animais. Apenas 11,9% dos pet shops indicaram oferecer algum tipo de plano de saúde para pets, com o Petlove e Plamev sendo os mais citados.

As vendas on-line avançam, mas o canal presencial ainda domina. 30,4% dos pet shops realizam vendas pela internet. Dentre os canais digitais, o Whatsapp é a ferramenta mais utilizada (66,3%), à frente das redes sociais (42,6%).

Gasto Médio: Quase metade dos pet shops e afins (42,1%) estima que o gasto médio por cliente fique entre R$ 50 e R$ 100. “Ainda que o mercado seja sólido, há margem para aprimoramento, especialmente na área de saúde e digital. Oferecer planos de saúde e ampliar a presença online, hoje limitada para a maioria, são caminhos claros para o crescimento, seguindo as novas demandas dos tutores”, conclui Gabriela Martins.

Porte e Tempo de Atuação: A pesquisa da Fecomércio MG revela que a grande maioria dos pet shops são micro e pequenas empresas, com 78,1% tendo até 9 funcionários. A atuação das empresas no mercado é majoritariamente de médio a longo prazo, sendo a faixa de 6 a 10 anos a mais representativa (38,4%).

Venda de Animais: Uma grande maioria (89,5%) dos pet shops não realiza vendas de animais. Apenas 7,3% disponibilizam animais para venda, enquanto 10,6% oferecem para adoção.

 

Sobre a Fecomércio MG

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG) é a principal entidade representativa do setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado, que abrange mais de 750 mil empresas e 54 sindicatos. Sob a presidência de Nadim Elias Donato Filho, a Fecomércio MG atua como porta-voz das demandas do empresariado, buscando soluções através do diálogo com o governo e a sociedade. Outra importante atribuição da Fecomércio MG é a administração do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Minas Gerais. A atuação integrada das três casas fortalece a promoção de serviços que beneficiam comerciários, empresários e a comunidade em geral, a partir de suas diversas unidades distribuídas pelo estado.

Desde 2022, a Federação tem se destacado na agenda pública, promovendo discussões sobre a importância do setor para o desenvolvimento econômico de Minas Gerais. A Fecomércio MG trabalha em estreita colaboração com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, para defender os interesses do setor em âmbito municipal, estadual e federal. A Federação busca melhores condições tributárias para as empresas e celebra convenções coletivas de trabalho, além de oferecer benefícios que visam o fortalecimento do comércio. Com 86 anos de atuação, a Fecomércio MG é fundamental para transformar a vida dos cidadãos e impulsionar a economia mineira.

 

(ASCOM)

 

Notícias Recentes