Na véspera do Santo São Francisco de Assis, protetor dos animais, comemorado no dia 4 de outubro, o, o mercado pet em Minas Gerais mostra sua força, impulsionado pelo crescente papel dos animais de estimação como verdadeiros membros da família. Em 2024, o setor no estado alcançou um faturamento expressivo de cerca de R$ 7,3 bilhões, o que representa aproximadamente 10% do faturamento nacional, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação.
O Núcleo de Pesquisa e Inteligência da Fecomércio MG realizou uma pesquisa que traça um panorama dos pet shops em Minas Gerais, segmento fundamental para a gestão dos negócios locais. O estudo aponta que a maioria dos pet shops em Minas Gerais (71,5%) opta por uma oferta completa, disponibilizando tanto produtos quanto serviços. A procura dos clientes está fortemente concentrada nos animais mais tradicionais: 98,5% dos empresários indicam que a principal busca está relacionada a cães, e 91,0% a gatos.
Na visão da economista da Fecomércio MG, Gabriela Martins, essa tendência reflete uma mudança cultural. “O aumento pela busca de companhia animal está transformando a relação entre humanos e pets. Com os animais de estimação se tornando membros da família, o investimento em seu bem-estar é prioridade. Vemos isso no aumento do gasto com alimentação, creche, passeadores (dog walkers) e saúde”.
Os produtos mais buscados pelos clientes nos pet shops são os alimentícios, seguidos por acessórios e brinquedos. Quase a totalidade (95,8%) dos pet shops que vendem apenas produtos disponibiliza itens alimentícios para venda.
No quesito serviços, o banho e tosa lidera disparado entre os serviços mais procurados. Para os estabelecimentos que trabalham exclusivamente com serviços, o banho e tosa é ofertado por 71,9% deles e é visto com procura alta ou regular por 71,9% dos clientes desse grupo, na opinião dos entrevistados.
Veterinária e Saúde: 50,4% dos pet shops em Minas Gerais contam com atendimento veterinário. Desses, uma parcela menor, de 23,6%, atende a todos os animais. Apenas 11,9% dos pet shops indicaram oferecer algum tipo de plano de saúde para pets, com o Petlove e Plamev sendo os mais citados.
As vendas on-line avançam, mas o canal presencial ainda domina. 30,4% dos pet shops realizam vendas pela internet. Dentre os canais digitais, o Whatsapp é a ferramenta mais utilizada (66,3%), à frente das redes sociais (42,6%).
Gasto Médio: Quase metade dos pet shops e afins (42,1%) estima que o gasto médio por cliente fique entre R$ 50 e R$ 100. “Ainda que o mercado seja sólido, há margem para aprimoramento, especialmente na área de saúde e digital. Oferecer planos de saúde e ampliar a presença online, hoje limitada para a maioria, são caminhos claros para o crescimento, seguindo as novas demandas dos tutores”, conclui Gabriela Martins.
Porte e Tempo de Atuação: A pesquisa da Fecomércio MG revela que a grande maioria dos pet shops são micro e pequenas empresas, com 78,1% tendo até 9 funcionários. A atuação das empresas no mercado é majoritariamente de médio a longo prazo, sendo a faixa de 6 a 10 anos a mais representativa (38,4%).
Venda de Animais: Uma grande maioria (89,5%) dos pet shops não realiza vendas de animais. Apenas 7,3% disponibilizam animais para venda, enquanto 10,6% oferecem para adoção.
Sobre a Fecomércio MG
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG) é a principal entidade representativa do setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado, que abrange mais de 750 mil empresas e 54 sindicatos. Sob a presidência de Nadim Elias Donato Filho, a Fecomércio MG atua como porta-voz das demandas do empresariado, buscando soluções através do diálogo com o governo e a sociedade. Outra importante atribuição da Fecomércio MG é a administração do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Minas Gerais. A atuação integrada das três casas fortalece a promoção de serviços que beneficiam comerciários, empresários e a comunidade em geral, a partir de suas diversas unidades distribuídas pelo estado.
Desde 2022, a Federação tem se destacado na agenda pública, promovendo discussões sobre a importância do setor para o desenvolvimento econômico de Minas Gerais. A Fecomércio MG trabalha em estreita colaboração com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, para defender os interesses do setor em âmbito municipal, estadual e federal. A Federação busca melhores condições tributárias para as empresas e celebra convenções coletivas de trabalho, além de oferecer benefícios que visam o fortalecimento do comércio. Com 86 anos de atuação, a Fecomércio MG é fundamental para transformar a vida dos cidadãos e impulsionar a economia mineira.
(ASCOM)