Produção Mais Limpa é uma estratégia para reduzir desperdício e poluição na fonte, focando na prevenção por meio da otimização de processos produtivos. Os objetivos incluem aumentar a eficiência no uso de matérias-primas, água e energia, além de diminuir os resíduos e emissões nocivas. Esta abordagem é aplicada desde o design (leia-se: processo de planejamento e criação de solução) até a sua disposição final, integrando os critérios de sustentabilidade em todas as etapas. Segundo os autores do livro “Ecologia Ambiental”, Biagio Gianetti e Cecília Almeida, ambos professores do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Paulista – UNIP “Produção Mais Limpa visa melhorar a eficiência, a lucratividade e a competitividade das empresas enquanto protege o ambiente, o consumidor e o trabalhador”.- Isso quer dizer que é um conceito de melhoria contínua que tem por consequência tornar o processo produtivo cada vez menos agressivo ao ser humano e ao meio ambiente.
Segue um exemplo real, prático e simples de Produção Mais Limpa:
Empresa – Freios Varga S.A.
Problema – Alto consumo de água na lavagem das peças.
Medida implementada – Instalação de dispositivo de medição de condutividade que controla a reposição da água de lavagem das peças.
Resultados obtidos – Redução de 50% de consumo de água; e redução dos custos de operação do sistema de tratamento de efluentes.
Efluentes são resíduos líquidos ou gasosos gerados por atividades humanas que são descartados no meio do ambiente. – Quando não são tratados, podem poluir a água e o ar, causando danos ao meio-ambiente e à saúde. É isso.
Paulo Augusto de Podestá Botelho (Paulo Botelho) é Professor e Escritor.
Leia a crônica “Um Multiplicador da Vida Sustentável” disponível em meu Site https//paulobotelhoadm.com.br