A cidade de Monte Belo viveu um domingo especial no último dia 24 de maio com a realização da tradicional Queima do Alho, evento que reuniu centenas de pessoas no Recinto da Festa do Peão em um verdadeiro encontro de cultura, gastronomia e música sertaneja.
Integrando a quarta etapa do Circuito Mineiro da Queima do Alho, a festa celebrou as tradições tropeiras e proporcionou ao público um ambiente marcado pela alegria, confraternização e valorização das raízes culturais do interior mineiro.
Promovida pela Comitiva Mazzaropi, com apoio da Prefeitura Municipal, a iniciativa também teve caráter solidário, com ações voltadas ao atendimento de entidades sociais do município. Durante todo o dia, famílias, amigos e visitantes prestigiaram a programação, que contou com comidas típicas preparadas pelas comitivas, apresentações musicais e o tradicional clima sertanejo que movimentou a cidade.
Além do sabor da culinária tropeira, o evento destacou a importância de manter viva a cultura da Queima do Alho, tradição que remete às antigas comitivas de peões e boiadeiros que percorriam o interior do país.
Com grande participação popular, a edição 2026 reforçou o sucesso da festa em Monte Belo e consolidou o município como um dos importantes pontos do Circuito Mineiro da Queima do Alho, promovendo lazer, cultura e integração entre as famílias da região.