De concertos de música clássica a bares e restaurantes badalados, Campos do Jordão agrada a todos os gostos
Localizada a 173 km da capital paulista, Campos do Jordão é um excelente destino durante o ano todo, mas com certeza é a opção preferida de muitos turistas durante o inverno, que é a época de alta temporada na cidade. Conhecida por muitos como a “Suíça brasileira”, a cidade é cercada pelo charme das montanhas e influenciada pela cultura europeia. Sem dúvidas é um destino que vale a pena ser conhecido, seja para uma viagem romântica ou mesmo com a família, existem atrações para todos os gostos.
Abaixo, listamos alguns dos principais passeios que você deve acrescentar ao seu roteiro quando visitar Campos do Jordão. Confira!
Vila Capivari
A Vila Capivari é o principal endereço turístico da cidade. Costuma ser o ponto de encontro de diversos turistas e é a representação perfeita da “Suíça brasileira”. Lá, você encontra bares e restaurantes com o melhor da culinária do local, em meio às construções com arquitetura europeia.
O local também é bastante conhecido pelo comércio de malhas e os tradicionais chocolates da cidade. Além disso, durante a alta temporada a Vila Capivari tem uma atmosfera ainda mais especial com os constantes espetáculos e apresentações culturais na concha acústica da praça.
Teleférico
É um dos passeios preferidos de quem visita Campos do Jordão. Ainda no Capivari, o turista pode aproveitar um passeio de teleférico para apreciar a vista e o clima da cidade. Do alto do Morro do Elefante, para onde o turista é levado, é possível avistar uma das mais belas paisagens de Campos do Jordão.
Inaugurado em 1970, o teleférico foi o primeiro construído no Brasil e é operado pela Estrada de Ferro de Campos do Jordão. O percurso de 560 metros rende um passeio de cerca de cinco minutos e os ingressos podem ser adquiridos no próprio local.
Bondinho
Para os turistas que desejarem aproveitar um passeio tradicional da cidade, o bondinho é uma atração que faz sucesso. É possível optar por dois roteiros: o trecho entre as estações Emílio Ribas e Abernéssia ou o trecho entre a estação Emílio Ribas e a parada no Portal.
No primeiro percurso, o turista parte do Capivari e segue para a parte mais movimentada de Campos do Jordão, seguindo até a Abernéssia, um bairro tradicional da região e com muita história sobre a construção da cidade. O bonde retorna até o ponto de origem e a viagem dura em torno de 30 minutos.
No segundo percurso, o turista embarca nos bondes vermelhos e amarelos, as marcas registradas de Campos do Jordão. Saindo da estação Emílio Ribas, o bondinho atravessa a cidade e segue até o Portal, na entrada da cidade. Esse trajeto leva cerca de 1 hora. Ambos os passeios podem ser comprados no local de partida.
Auditório Cláudio Santoro
Para os amantes das artes, o Auditório Cláudio Santoro é um dos melhores atrativos da cidade. Inaugurado em 1979, o local é palco para concertos de música clássica e espetáculos de dança e teatro, e tem capacidade para 814 espectadores.
Além dos espetáculos, o auditório também conta com um atrativo ao ar livre, o Museu Felícia Leirner, que expõe esculturas da artista.
Parque Amantikir
O parque Amantikir Garden reúne 28 jardins inspirados em 14 países diferentes e conta com mais de 700 espécies de plantas. São 60 mil metros de área e cerca de 2,5 km de percurso em trilhas pavimentadas para aproveitar as belezas do local.
Além da beleza dos jardins, o local também oferece outras três atrações: um labirinto clássico, um labirinto de grama e uma casa na árvore.
Como chegar a Campos do Jordão
Para chegar a Campos do Jordão de carro, o acesso se dá pela Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro (SP-123), uma estrada sinuosa em alguns trechos, mas bem conservada. De ônibus o trajeto São Paulo x Campos do Jordão pode ser feito pela viação Pássaro Marron, saindo do Terminal Tietê. Saindo do Rio de Janeiro e de cidades próximas, os ônibus são oferecidos pela Viação 1001.
De avião, a melhor opção é desembarcar no aeroporto de Guarulhos, a 150 km da cidade.
(Jornal MG Turismo)