A moda do sustentável (ou Sustentabilidade) vem banalizando o tema situando-o apenas no meio corporativo (empresas). Esse meio tem sido tratado por uma “constelação de entendidos” que chegam a cobrar altos preços por uma palestra presencial ou live (xaropada eletrônica). Sustentabilidade é um conceito sistêmico relacionado aos aspectos econômicos, políticos e culturais da sociedade humana. – E abrange vários níveis de uma organização; desde a vizinhança local até o maltratado planeta Terra.
Para que um empreendimento humano seja sustentável é preciso que tenha 4 requisitos fundamentais: economicamente viável; socialmente justo; politicamente correto; culturalmente aceito.
Não nos iludamos. O nosso Meio Ambiente é constituído de analfabetos funcionais: 67% dos brasileiros. Temos por aqui o pior analfabeto; o analfabeto político que não ouve e não enxerga, não fala e, tampouco, participa dos acontecimentos importantes do país. – É só futebol, voleibol, rodeio e torneios variados!
É necessário politizar os núcleos de ação, isto é: primeiro ensinar e treinar os treinadores (multiplicadores) para que possam passar adiante os conhecimentos básicos sobre Meio Ambiente; e espalhar luzes para eliminar a ignorância cívica existente no Brasil. – É isso.
Paulo Augusto de Podestá Botelho é Professor e Escritor.
E-mail: [email protected] Site: https//paulobotelhoadm.com.br