Muzambinho, 9 de maio de 2024

A Moda do Sustentável

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

A moda do sustentável (ou Sustentabilidade) vem banalizando o tema situando-o apenas no meio corporativo (empresas). Esse meio tem sido tratado por uma “constelação de entendidos” que chegam a cobrar altos preços por uma palestra presencial ou live (xaropada eletrônica). Sustentabilidade é um conceito sistêmico relacionado aos aspectos econômicos, políticos e culturais da sociedade humana. – E abrange vários níveis de uma organização; desde a vizinhança local até o maltratado planeta Terra.

Para que um empreendimento humano seja sustentável é preciso que tenha 4 requisitos fundamentais: economicamente viável; socialmente justo; politicamente correto; culturalmente aceito.

Não nos iludamos. O nosso Meio Ambiente é constituído de analfabetos funcionais: 67% dos brasileiros. Temos por aqui o pior analfabeto; o analfabeto político que não ouve e não enxerga, não fala e, tampouco, participa dos acontecimentos importantes do país. – É só futebol, voleibol, rodeio e torneios variados!

É necessário politizar os núcleos de ação, isto é: primeiro ensinar e treinar os treinadores (multiplicadores) para que possam passar adiante os conhecimentos básicos sobre Meio Ambiente; e espalhar luzes para eliminar a ignorância cívica existente no Brasil. – É isso.

 

Paulo Augusto de Podestá Botelho é Professor e Escritor.

E-mail: [email protected]          Site: https//paulobotelhoadm.com.br

Notícias Recentes