Atividade turística no estado de Minas tem recuo no primeiro semestre

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Após apresentar altas taxas de crescimento no período pós-pandemia, o volume de atividade turística de Minas Gerais fechou o primeiro semestre de 2025 com queda de -1,8%. Apenas os meses de fevereiro e março tiveram desempenho positivo no ano. O cenário nacional apresenta crescimento de 6,6% no acumulado do ano.

Os dados analisados pelo Núcleo Estudos Econômicos da Fecomércio MG fazem parte da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE referentes a junho, que na comparação com o mês anterior, a atividade turística teve recuo de -4,2% no estado em junho enquanto a média de crescimento nacional foi de -0,9%.

Quando se compara o desempenho de junho de 2025 frente a junho de 2024, houve desaceleração da atividade turística de -7,6% em Minas. Em igual período do ano passado, em relação a 2023, o crescimento do turismo no estado foi da ordem de 4,4%. No contexto nacional, houve incremento de 4,1% (foi de 4,0% em 2024).

De acordo com Fernanda Gonçalves, economista da Fecomércio MG, o desempenho da atividade turística em Minas Gerais no primeiro semestre revela uma desaceleração preocupante frente ao cenário nacional. Enquanto o Brasil registra crescimento, Minas Gerais apresenta queda no acumulado do ano. “Essa diferença pode ser atribuída a concentração de resultados positivos em apenas dois meses do ano, e as altas taxas de juros (15,0% a.a) que dificultam acesso ao crédito por parte dos empresários e consumidores diminuindo o ritmo dos investimentos e do consumo”, explica Gonçalves.

Nos últimos 12 meses, julho de 2024 a junho de 2025, a atividade turística tem desempenho positivo de 1,1% no estado, sendo que a média nacional é de 6,1% para o período.

 

Sobre a Fecomércio MG

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG) é a principal entidade representativa do setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado, que abrange mais de 750 mil empresas e 54 sindicatos. Sob a presidência de Nadim Elias Donato Filho, a Fecomércio MG atua como porta-voz das demandas do empresariado, buscando soluções através do diálogo com o governo e a sociedade. Outra importante atribuição da Fecomércio MG é a administração do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Minas Gerais. A atuação integrada das três casas fortalece a promoção de serviços que beneficiam comerciários, empresários e a comunidade em geral, a partir de suas diversas unidades distribuídas pelo estado.

Desde 2022, a Federação tem se destacado na agenda pública, promovendo discussões sobre a importância do setor para o desenvolvimento econômico de Minas Gerais. A Fecomércio MG trabalha em estreita colaboração com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, para defender os interesses do setor em âmbito municipal, estadual e federal. A Federação busca melhores condições tributárias para as empresas e celebra convenções coletivas de trabalho, além de oferecer benefícios que visam o fortalecimento do comércio. Com 86 anos de atuação, a Fecomércio MG é fundamental para transformar a vida dos cidadãos e impulsionar a economia mineira.

 

(ASCOM)

 

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