Conferência Municipal da Saúde Mental aconteceu em Cabo Verde

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Aconteceu na quarta-feira, 27/04, em Cabo Verde a 1º Conferência Municipal da Saúde Mental com o tema “A política de saúde mental como direito pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos direitos da atenção psicossocial no SUS.”.

Assunto urgente no mundo, principalmente depois da pandemia, a saúde mental foi debatida entre a secretaria de saúde municipal e a população de Cabo Verde. A Conferência contou com a palestra “Desafios da rede do cuidado em saúde mental”

com o Prof. da UFMG Dr. Francisco Rubió. Após sua fala, os participantes se dividiram em 4 eixos centrais de discussão:

Eixo I: Cuidado em liberdade como garantia de direito à cidadania; Eixo II: Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental; Eixo III: Política de saúde mental e os princípios do SUS: universalidade, integralidade e equidade; Eixo IV: Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.

“Tão importante quanto aprimorar o serviço no município, o debater e desenhar o que pensamos para o futuro da cidade neste assunto é fundamental. Por isso esta conferência se faz necessária e se torna um marco na história de Cabo Verde”, disse a Coordenadora da Atenção Primária em Saúde Flávia Paulino.

Para o Secretário de Saúde Ademir Coutinho, “O assunto tem dois focos importantes: o primeiro é o de ‘apagar um incêndio’, já que a pandemia trouxe problemas reais e urgentes a todos, e o segundo é o de pensar um município saudável no quesito mental. E só se consegue isso quando toda população pensa junto a solução. Ter mais de cem pessoas debatendo o assunto é fantástico e mostra como Cabo Verde está com os olhos voltados ao assunto”.

 

(Ascom)

 

Notícias Recentes