A pedido de uma leitora do Jornal Zero Hora, de Porto Alegre, segue uma explicação resumida sobre o tema. O Diagrama de Ishikawa, também conhecido como Diagrama de Causa e Efeito, é um gráfico cuja finalidade é organizar o raciocínio em processos diversos, especialmente em produtividade e qualidade empresarial. Foi criado e desenvolvido por Kaoru Ishikawa, professor emérito de Engenharia Química da Universidade Imperial de Tóquio com o objetivo de representar a relação entre os efeitos das causas dos problemas. Ishikawa teve o trabalho de buscar a estrutura de seu raciocínio no Discurso do Método de Renée Descartes, filósofo francês, que é de fácil compreensão e de efetiva aplicabilidade. Em sua estrutura, as possíveis causas de problemas produz efeitos indesejáveis e podem ser classificadas como sendo de 6 (seis) tipos diferentes, a saber:
1. Método – Toda causa envolvendo o método que estiver sendo executado no trabalho.
2. Material – Toda causa que envolve o material que estiver sendo processado no trabalho.
3. Mão-de-Obra – Toda causa que envolve uma atitude. Exemplos: procedimentos inadequados, pressa, imprudência, atos inseguros.
4. Máquina – Toda causa que envolva máquina em utilização.
5. Medida – Toda causa que envolvam instrumentos de medida, sua calibração e efetividade de indicadores.
6. Meio Ambiente – Toda causa que envolva o meio ambiente em si (poluição, calor, poeira, falta de espaço de circulação).
Ishikawa observou que embora nem todos os problemas possam ser resolvidos por meio desse diagrama, ao menos 85% deles podem ser resolvidos e que qualquer trabalhador fabril pode utilizá-los com sucesso. Para começar, basta cumprir os seguintes passos:
1. Definir o problema ou o risco a analisar.
2. Realizar uma reunião com toda a equipe operacional.
3. Fazer uma análise completa definindo as ações a serem estabelecidas.
É importante e fundamental deixar aqui registrado: O conhecimento não se transfere de maneira improvisada; precisa ser construído com inteligência e racionalidade. – É isso.
Paulo Augusto de Podestá Botelho é Professor e Escritor.
Visite o Site https//paulobotelhoadm.com.br