Diálogo fortalece relação entre presídio, famílias e custodiados

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

 

A Direção do Presídio de São Sebastião do Paraíso, unidade vinculada ao Departamento Penitenciário de Minas Gerais (DEPEN-MG), vem consolidando um importante trabalho de diálogo e aproximação com familiares de custodiados por meio de reuniões mensais realizadas na sede da 41ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de São Sebastião do Paraíso.

Os encontros reúnem representantes da Direção da Unidade Prisional, da OAB — por meio da Comissão de Assuntos Penitenciários e da Comissão de Ação Social e Cidadania —, da Comissão Municipal de Direitos Humanos e familiares dos internos. A proposta é criar um espaço permanente de escuta, orientação e construção conjunta.

A iniciativa busca ampliar a transparência da gestão da unidade, esclarecer dúvidas, garantir que informações corretas cheguem às famílias e fortalecer a relação entre os órgãos que acompanham o sistema prisional e a comunidade.

Além das atividades voltadas à segurança e à rotina interna da unidade, a Direção do Presídio tem investido na manutenção de canais permanentes de diálogo com familiares e instituições parceiras, fortalecendo a comunicação e a confiança entre todos os envolvidos.

De acordo com o diretor-geral da unidade, João Paulo Vitor Mantuani, o projeto tem contribuído para aproximar as famílias da realidade do sistema prisional e garantir que as informações sejam transmitidas de forma clara e responsável.

“Sabemos que o período de reclusão impacta diretamente a vida dos familiares. São mães, pais, esposas, filhos e irmãos que também enfrentam um momento difícil. Por isso, entendemos que o diálogo aberto, a escuta e a informação correta são fundamentais. A transparência fortalece a confiança e ajuda a construir um ambiente de mais respeito, entendimento e responsabilidade entre todos”, destacou o diretor.

Durante as reuniões, são abordados temas relacionados aos procedimentos internos da unidade, orientações sobre visitas, informações administrativas e assuntos ligados à assistência aos custodiados, sempre com espaço aberto para esclarecimentos e encaminhamentos.

A participação da OAB e da Comissão Municipal de Direitos Humanos reforça o compromisso institucional com a cidadania, a garantia de direitos e o acompanhamento responsável das demandas apresentadas pelas famílias.

A iniciativa vem sendo considerada um importante avanço na relação entre a direção do presídio, os familiares e as instituições envolvidas, reafirmando que segurança, responsabilidade e diálogo podem caminhar juntos na construção de uma gestão pública mais transparente e humanizada.

 

(ASCOM)

Notícias Recentes