Muzambinho, 4 de dezembro de 2024

Em Minas, 2.471 doses de Astrazeneca têm registro de aplicação fora da validade

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

As doses estão registradas no sistema do Ministério da Saúde em 354 pontos de saúde no Estado, dispersos por 253 cidades mineiras
 

Em Minas Gerais, 2.471 aplicações de vacinas da Astrazeneca podem ter ocorrido com prazo de validade vencido. As doses estão registradas no sistema do Ministério da Saúde em 354 pontos de saúde no Estado, dispersos por 253 cidades mineiras. Os dados são de um levantamento feito pela reportagem  a partir de denúncia publicada pela “Folha de São Paulo” na sexta-feira (2).

A cidade que mais teve registros em Minas, fora a capital, foi Centralina, com pouco mais de 10 mil habitantes, localizada no Triângulo Mineiro. São Geraldo e Governador Valadares completam o pódio, conforme os dados coletados.

Em Belo Horizonte, a prefeitura negou que houve aplicação incorreta, e alegou que as informações foram inscritas de forma incorreta no sistema do Plano Nacional de Imunização.

Pelo Twitter, a prefeita de Contagem, na região metropolitana, disse aos seguidores para “ficarem tranquilos”. “A Prefeitura de Contagem não utilizou vacinas com data de validade expirada na população”, pontuou.

Saiba quais são os lotes registrados e o prazo de validade

4120Z001: 29.mar
4120Z004: 13.abr
4120Z005: 14.abr
CTMAV501: 30.abr
CTMAV505: 31.mai
CTMAV506: 31.mai
CTMAV520: 31.mai
4120Z025: 4.jun
A prefeitura de Governador Valadares, por sua vez, disse, por meio de nota assinada pela Secretaria Municipal de Saúde, que “não fez uso de nenhuma dose de vacina vencida no município e desconhece a informação que circula em grupos e nas redes sociais”. 

“O Município recebeu no dia 1/3/2021, 2.160 doses do lote de número 4120Z001, com validade para 29/3/2021. Todas as doses foram utilizadas antes do vencimento, inclusive em uma das estratégias de vacinação via drive thru no dia 2/3/2021”, completa o texto. 

A cidade de Itabira, na região Central do Estado, pontuou que a informação de aplicação de doses fora da validade não procede no município. “As duas doses do imunizante AstraZeneca apontados como fora da validade, referentes ao lote 4120z005, foram aplicadas dentro do prazo. As informações equivocadas já foram corrigidas no sistema do Ministério da Saúde”,

Por meio de nota, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informou que “as vacinas recebidas do Ministério da Saúde foram distribuídas e entregues aos municípios mineiros dentro do prazo e com prazo de administração anterior à data de vencimento”.

Ainda de acordo com a nota, a SES “está em contato com os municípios para conferir se as aplicações foram realizadas fora do prazo e registradas no Vacinômetro e no SI PNI, além de orientar as medidas que serão tomadas a partir do resultado desta análise”.

(Por LUCAS NEGRISOLI – O Tempo)

 

Notícias Recentes