Emater-MG apresenta soluções ambientais na Femagri

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

A Femagri (Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas) foi aberta nesta quarta-feira, em Guaxupé (Sul de Minas) e traz muitas novidades tecnológicas

A Femagri – Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas foi aberta nesta quarta-feira, em Guaxupé (Sul de Minas), trazendo muitas novidades em equipamentos e tecnologias para os produtores rurais. Durante o evento, promovido pela Cooxupé e que ocorre até sexta-feira, a Emater-MG vai apresentar alguns de projetos em desenvolvimento, além de uma demonstração sobre compactação de solo, com suas causas e consequências.

A Femagri tem como tema este ano a “Agricultura e Mudanças Climáticas: Resiliência e Oportunidades”. Dentro dessa proposta, a Emater-MG buscou trazer algumas soluções para o enfrentamento dos desafios climáticos nas propriedades rurais, como a questão da conservação do solo, que é apresentada na Femagri no Espaço Fazendinha.

 

Mudanças climáticas

“As mudanças climáticas têm impactado em questões como o aumento de temperatura, as chuvas mais intensas em curto período de tempo e os veranicos, então é preciso aumentar a infiltração e o armazenamento de água no solo. Se a compactação, que é o nosso tema, estiver elevada, é difícil a infiltração da água no solo e há uma maior evaporação. Essa perda de água é reduzida num solo coberto de plantas”, explica o gerente regional da Emater-MG, Leonel Satiro.

A empresa de extensão rural também está presente no estande da Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Seapa), juntamente com a Epamig e o IMA. No local, os técnicos da Emater-MG vão trazer esclarecimentos sobre programas como o Certifica Minas Café e o Futuro no Campo. Este último começou em 2025 e busca oferecer capacitações e mais oportunidades para o desenvolvimento dos jovens no campo.

 

Plantão técnico

Os visitantes também poderão conhecer o site de vendas É do Campo, desenvolvido pela Emater-MG para ampliar os espaços de comercialização dos produtores mineiros na internet. No estande, ocorre ainda um plantão técnico para esclarecimentos de dúvidas do público. “A Femagri é uma feira muito importante para a região. Vamos aproveitar essa oportunidade para apresentar nossos trabalhos e auxiliar os produtores com esclarecimentos e orientações”, diz a coordenadora regional Sandra de Fátima da Silva.

O diretor-presidente da Emater-MG Otávio Maia e outras lideranças do setor agropecuário participaram da solenidade de abertura da Femagri, nesta quarta-feira. A feira ocorre em uma área de 107 mil metros quadrados (av. Vereador Nelson Elias, s/n, bairro Japy) e deve receber mais de 35 mil pessoas. Ao todo, o evento de negócios terá mais de 120 expositores especializados em máquinas, implementos, equipamentos, ferramentas e suprimentos para o setor agrícola. A Femagri é aberta a todos e acontece das 8 às 18 horas. O credenciamento é gratuito e acontecerá na recepção do evento.

 

Assessoria de Comunicação – Emater-MG

Jornalista responsável: Flávia Freitas

Fotos: Divulgação Emater-MG

Notícias Recentes