Muzambinho, 19 de setembro de 2024

Escritores muzambinhenses conquistaram o público com noites de autógrafos

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

 

HOMENAGEM E EMOÇÕES – Durante o 2º Festival Literário, a abertura realizada na segunda-feira (12/08) levou o público a emoção. Os desenhos dos dois mil estudantes da rede municipal retratando Heloisa Magalhães no festival do ano passado levou o público as lágrimas. “A rede municipal reconhece com a singeleza desses desenhos que tivemos um anjo que sobrevoou nos últimos anos a educação do município. Heloisa continua a nos ensinar a partilhar. Nesta feira em que o principal objetivo é o incentivo a leitura, ela trouxe a pratica da troca de livros, pensava sempre nos que estão a margem, nos que são esquecidos. Era nos estudantes que não iam que ela focava sua atenção. Andou nas casas, nas periferias, encontrou e abraçou aqueles que ninguém quer ver ou encontrar. Melhorou a qualidade da vida nas escolas. Reformou e por mais absurdo que seja levou parques infantis para todas as 12 unidades do município. Tínhamos escolas sem porta nos banheiros, tínhamos escolas com mofo, com plástico no lugar de vidros. Hoje, todas as salas de aula estão com quadros novos, cozinhas ampliadas e quadras cobertas. Mas a grande contribuição da Heloisa foi o seu amor pela missão de educar e formar novas lideranças para as futuras gerações. E ler faz parte dessa formação”, falou em sua homenagem a professora Paula Goulart, escolhida pela Secretaria de Educação para representar o setor.
Emoção também com a apresentação da banda municipal Santa Cecilia, que da oportunidade a jovens de estudarem música de graça. E pela primeira vez um evento inclusivo ocorre no município, com apresentação da dança do Grupo de estudos de esporte adaptado (ADAPTA) que em parceria com a prefeitura de Muzambinho oferece atividades físicas para deficientes visuais.
Durante esta semana, a avenida virou uma grande livraria, com espaço para a leitura, artistas e confraternização de leitores e escritores. As noites e tardes de autógrafos com os escritores e o espaço da Academia Muzambinhense de letras foi a oportunidade de ver de perto os talentos do município. Confira os autores que realizaram seus lançamentos, sendo que os livros estão disponíveis para empréstimo na Biblioteca Municipal Machado de Assis do município:
1. O livro Dançando no labirinto, lançamento on-line do escritor Ailton Santos
2. Gláucia Vale, fez uma participação on-line e sua obra completa está disponível na Biblioteca
3. Padre Otávio Lemes, proporcionou uma noite de reflexão sobre o luto com o lançamento de Saudades e Ausências.
4. O advogado e estudioso, o professor Rodrigo Martiniano Tardeli fez o lançamento nacional de mais um livro da coleção A Vida dos Césares
5. E os 70 anos de história do Instituto Federal de Muzambinho estão no livro que o diretor do Campus, prof. Renato, preparou junto com mais cinco professores. “Fizemos questão de registrar o nome dos 23 mil profissionais que se formaram em Muzambinho. O livro: De Escola Agrotécnica a Campus Muzambinho: 70 anos transformando vidas pela educação, está a venda no site da editora CVR.
6. No stand da Academia Muzambinhense de Letras o escritor Paulo Dipe chamou a atenção dos visitantes, vestido de um dos seus personagens “O pirata”. Luciene Michella Bascheira, poetisa e escritora também fez sua apresentação no Felim. A AML recebeu escritores da região.
O FELIM é uma realização da Minas Trip e tem na comissão organizadora, profª Cidinha Mendes, Luiz e Tânia Rodrigues, além de Fábio Cardoso.

 

(COLABOROU: VALÉRIA VILELA)

Notícias Recentes