O Museu Histórico e Geográfico de Guaxupé fez na quarta-feira, dia 10 de abril, uma programação especial em celebração à 10ª edição da Noite Mineira de Museus e Bibliotecas. O evento, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, propôs uma noite dedicada à valorização do patrimônio, da memória e da educação museal em instituições culturais por todo o estado.
Com início às 19h, a atividade central da noite em Guaxupé foi uma roda de conversa sobre o Palácio das Águias, espaço histórico de grande importância para a formação da identidade local. A discussão foi conduzida pela professora Juliana P. Melo e pelo professor Moacyr A. de A. Cyrino Filho, ambos da UNIFEG (Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé).
O encontro pretende lançar luz sobre os legados, curiosidades e os aspectos arquitetônicos e simbólicos do prédio, incentivando a preservação da história material e imaterial da cidade.
A entrada aberta ao público, levou moradores, estudantes, pesquisadores e interessados em história regional a participarem da atividade.
A Noite Mineira de Museus e Bibliotecas é uma ação que busca democratizar o acesso à cultura e incentivar a ocupação dos espaços museais em horários alternativos, promovendo a integração da comunidade com a produção cultural do estado.
Museu Histórico e Geográfico Comendador Sebastião de Sá, localizado na Rua Coronel Antônio Costa, nº 55, Guaxupé.
Por Valeria Vilela ,com informações da ASCOM GUAXUPÉ