Muzambinho, 23 de maio de 2024

IFSULDEMINAS realiza doação de álcool 70% na feira livre de Muzambinho

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Na manhã de sábado, 10 de julho, servidores do Campus Muzambinho e da Reitoria se reuniram na Praça Pedro de Alcântara Magalhães para atuarem em uma ação de utilidade pública: A doação de 1.500 litros de álcool 70%. O projeto institucional itinerante da Reitoria resultou na doação de álcool em gel, álcool líquido e máscaras para a população e feirantes do município.

Os feirantes receberam até 5 litros de álcool 70% cada, com opção de escolherem entre o gel ou líquido. Já cada cidadão pôde receber até um litro de álcool em gel ou líquido. A produção do material é fruto de uma parceria com a Receita Federal, que doou ao IFSULDEMINAS bebidas etílicas apreendidas em suas operações. Os campi de Inconfidentes e Machado fazem o processamento transformando o insumo em álcool 70%, importante produto usado no enfrentamento contra a COVID – 19. 

O Reitor do IFSULDEMINAS, o professor Marcelo Bregagnoli, esteve presente na ação e destacou que a instituição recebeu aproximadamente 200 mil litros de bebidas apreendidas pela Receita Federal, o que gerará em torno de 60 mil litros de álcool 70%. A produção é utilizada pelo próprio Instituto, bem como distribuído para instituições como hospitais e asilos, forças de segurança, bombeiros e também para a população em geral. De acordo com o Reitor, aproximadamente 20 mil litros serão doados na ação itinerante em cerca de 30 municípios do Sul de Minas Gerais. “A gente vai além do ensino, pesquisa e extensão. Colocamos o valor público nas nossas ações. Nesse momento de pandemia, em que as pessoas estão carentes e necessitadas, é uma obrigação do serviço público, da instituição pública, efetivar algo além de sua missão rotineira.” – acrescentou.

Também participou da ação o Diretor-Geral do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, professor Renato Aparecido de Souza, que auxiliou na distribuição do álcool 70% para os feirantes. “Ações desta natureza estreitam os laços da nossa instituição com a nossa comunidade”.

O Diretor-Geral aproveitou a oportunidade para conversar com a população sobre a recente inauguração do Centro de Reabilitação Pós COVID – 19, que funciona no CeCAES (Centro de Ciências Aplicadas à Educação e Saúde) em parceria com a Prefeitura Municipal de Muzambinho.

O feirante João Lúcio Targa, que possui barraca há mais de 28 anos, produz as próprias hortaliças e terceiriza as frutas comercializadas em seu negócio. João explica que, mesmo lidando com o público, dinheiro e viajando por diversas cidades com seu caminhão, nem ele e nem sua equipe foram contaminados pelo coronavírus. Ele acredita que o álcool em gel tem auxiliado na prevenção de todos e sente-se muito satisfeito com a doação recebida do IFSULDEMINAS.

“A gente já vem fazendo a higienização e já temos álcool em gel na barraca, mas isso [doação de álcool 70%] dá um suporte maior pra gente enfrentar de maneira mais saudável, estando mais firmes para enfrentar a pandemia”, completou.

Roseli Aparecida da Silva e Nilza dos Santos atuam como feirantes e possuem barracas em Muzambinho. Roseli está à frente dos negócios do pai, que há mais de 30 anos participa da feira livre. Nilza assumiu há quase dois anos uma tradicional barraca de produtos da Juréia. Ambas utilizarão a doação do álcool 70% para uso próprio e também para que seus clientes façam a higienização das mãos.

A Coordenadora do Curso de Bacharelado em Educação Física, professora Daniela Gomes Martins Bueno, que participou da ação recebendo cadastros para retirada do álcool, explicou que a ação gerou comoção positiva. “As pessoas estão chegando aqui e ficando gratas pela oportunidade de ter acesso ao álcool e ainda escolher entre o em gel ou líquido. É a oportunidade que a gente tem de estar mais próximo das pessoas e trazer um pouco de alento”, destacou.

Professoras do Curso Técnico em Enfermagem também participaram da ação realizando atendimento e fornecendo orientações de saúde à população. Para Milene Dias Ferreira Magri, Coordenadora do curso de Técnico em Enfermagem do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, “a gente precisa levar orientação de saúde para a população. A ideia da ação da Enfermagem é aferir a pressão arterial e oximetria de pulso, que é quando a gente avalia a saturação de oxigênio. Nós também damos orientações sobre a importância da vacina, de tomar a segunda dose, a questão de manter o uso de máscara e o distanciamento social, mesmo após ter tomado as vacinas”, enfatizou.

O IFSULDEMINAS – Reitoria realizou a doação de álcool 70% para os feirantes e população de Muzambinho, Ouro Fino e Pouso Alegre. A próxima cidade a receber será Inconfidentes e o planejamento visa a distribuição para aproximadamente 30 municípios do Sul de Minas.

(Ascom)

Notícias Recentes