Muzambinho, 9 de maio de 2024

Jornalistas Fernando Scheller e Marcelo Lins são destaques do terceiro dia do Flipoços 2021

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Programação totalmente online e gratuita pode ser acompanhada na plataforma flipocos.com

O Flipoços Virtual – Festival Literário Internacional de Poços de Caldas acontece neste ano entre os dias 21 e 25 de julho. Entre os inúmeros convidados especiais estão jornalistas, escritores, editores, críticos literários e leitores. Na programação desta sexta, 23 de julho, está o jornalista Fernando Scheller, com mais de 20 anos de experiência, apaixonado por literatura e cinema. Autor dos livros: “Viagem à terra dos puros”, “O amor segundo Buenos Aires”, este último que em breve será série na HBO. Fernando é o primeiro autor brasileiro a integrar o time da TAG Inéditos sendo o primeiro livro nacional da empresa com a obra “Gostaria que você estivesse aqui” título que os associados passaram a receber a partir de maio desse ano. Aliás, é a TAG Experiências Literárias que oferece a Mesa das 20h30 “Gostaria que você estivesse aqui” baseado no livro homônimo de Scheller, romance sobre o fim da inocência e como enfrentar o mundo sem redes de proteção. A mediação será de Rafaela Pechansky. Mais cedo, às 11h30, com oferecimento da Editora Ediouro, tem a Mesa “Um longe Perto, histórias de um jornalista nesse mundo que dá voltas” com Marcelo Lins e tendo como mediador, o também jornalista André Fran. Marcelo Lins é jornalista da Globo News desde 1997, foi editor internacional do Em Cima da Hora, de política, editor-executivo e editor-chefe do Jornal das Dez. A partir de 2013, passou para a frente das câmeras, como comentarista no programa Estúdio I, apresentador no GloboNews Internacional e participante de coberturas especiais. André Fran é diretor, apresentador de TV, escritor, palestrante e co-fundador da BASE#1 Filmes. André Fran ganhou notoriedade na Globo News, como co-autor e diretor do programa “Que Mundo É Esse?”, com o qual foi até a linha de frente da luta contra o Estado Islâmico, acompanhou a Crise de Refugiados na Europa, visitou a Coréia do Norte, Arábia Saudita, fez especiais sobre fake news, sobre a posse de Donald Trump nos EUA, entre outros programas que cobriram fatos de destaque na história. Também é comentarista no programa Globo News Internacional. Durante o dia, outras diversas atrações movimentam a edição 2021 do Flipoços. Confira!

 

Programação do dia 23 de Julho

Sala Autores e Lançamentos  

 

Esta sala será aberta às 10 da manhã, com a Mesa “A produção literária em tempos pandêmicos” com Fabiana Corrêa, José Huguenin, Giovani Miguez. Mediação Rick da Cunha. Oferecimento Editora Outra Margem. Na sequência, tem a Mesa das 11h30, com Marcelo Lins e André Fran. Às 13 horas tem a Mesa “Autor independente: da criação à divulgação do livro” com Kel Costa, Jéssica Macedo, Mari Sales. Mediação Lilian Cardoso. Oferecimento Amazon Kindle. Às 14h30 tem a Mesa Literatura Fantástica “A Rainha das Chamas, a emocionante conclusão da trilogia Princesa das Cinzas” com a escritora americana Laura Sebastian. Mediação (Tradução consecutiva) Frini Georgakopoulos. Oferecimento Editora Arqueiro. Na sequência, às 16 horas, tem a Mesa “Protestos, Tensão e Pandemia em cinco países da América Latina” (baseado no livro O Ano da Cólera) com Sylvia Colombo. Mediação Raquel Araújo. Oferecimento Editora Rocco. Às 17h30 tem a Mesa “A história do Brasil em Design e Linguagem Visual” apresentação do designer e ilustrador Gustavo Piqueira, baseado no livro “Primeiras Impressões — O nascimento da cultura impressa e sua influência na criação da imagem do Brasil”. Oferecimento Editora Martins Fontes. Às 19 horas tem a Mesa “O Capitalismo se desloca – Novas arquiteturas sociais” com Ladislau Dowbor. Neste livro, o autor propõe analisar um conjunto de mudanças do capitalismo que sugere que estamos em transição para outro modo de produção, o que denomina de a Era do Conhecimento. O mediador será o jornalista Antônio Martins. Oferecimento Edições SESC SP. A programação da Sala Autores e Lançamentos será encerrada às 20h30, com o jornalista Fernando Scheller.

 

 

Programação do dia 23 de Julho

Sala SESC Flipocinhos

 

Nessa programação especial, voltada para crianças, pais e educadores, às 11h30, tem Encontro com a escritora Regina Drummond para conversar sobre os livros “Aventuras no Folclore Brasileiro”. Mediadora Claudia Leonardi. Oferecimento Editora Girassol. Às 13h30 tem a Mesa “Autoria Negra na Literatura” com a professora, doutora e escritora Aparecida de Jesus Ferreira e a pesquisadora de literatura infantil, Keila de Oliveira. A mediadora será a jornalista Luana Nascimento. As reflexões que serão abordadas na mesa interessarão aos professores/as da educação infantil, ensino fundamental e médio, estudantes de graduação de várias licenciaturas, mães, pais, responsáveis pelas crianças, dentre outros. Às 15 horas tem o Grupo Trama – LivroCenAção é uma proposta do Grupo Trama de Teatro que une as artes cênicas com a literatura produzida na cidade de Contagem (MG – Brasil). No Flipoços, o programa LivroCenAção contará com a exibição de duas cenas uma do “O Mundo das Nuvens” encenada por Elisângela Souza e “Guarda-roupa”, encenada pelo ator Léo Campos. O terceiro dia da Sala SESC Flipocinhos termina às 16h30, com a Mesa “Projetos gráficos diferenciados. Novas formas de construção da literatura para atrair leitores tanto do universo infantil quanto adulto”. Os autores Alexandre Rampazo e Raquel Matsushita abordarão os aspectos e as possibilidades na concepção de projetos editoriais diferenciados para atração e envolvimento dos leitores com o livro – tanto das crianças quanto dos adultos. A mediadora será a jornalista Clarissa Brito. Oferecimento Editora SESI.

 

A Livraria Flipoços é uma das novidades deste ano. O evento conta com mais de  20 editoras parceiras e inúmeros títulos que serão vendidos simultaneamente enquanto são exibidos ao vivo os debates. Acesse em livrariaflipocos.com .

 

Serviço

O 16º. Flipoços – Festival Literário Internacional de Poços de Caldas, edição virtual, acontece neste ano entre os dias 21 e 25 de julho e conta com o Patrocínio Master DME (Departamento Municipal de Eletricidade) por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e da Curimbaba pela Lei de Incentivo Federal. Patrocínio Cultural Transtassi, Kindle Direct Publishing e EPTV. Realização GSC Eventos Especiais. Apoio Cultural da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, Instituto Conhecimento Liberta, União Literária de Minas Gerais, Sesc Minas e Livraria Oficial Martins Fontes Paulista. Realização GSC Eventos Especiais.  Mais informações no site www.flipocos.com e pelo (35) 3697 1551.

 

(ASCOM)

Notícias Recentes