Com o apoio do deputado Antonio Carlos Arantes, Minas Gerais conseguiu mais uma grande conquista. O governador Romeu Zema assinou na quinta-feira (02/09) com o ministro da Ciência e Tecnologia e Inovações, Astronauta Marcos Pontes, o protocolo que oficializa a construção, em Belo Horizonte, do primeiro Centro Nacional de Vacinas. Uma parceria entre o ministério e a Universidade Federal (UFMG), com a participação da FAPEMIG e da FUNED.
Com orçamento de R$ 30 milhões do Estado e R$ 50 milhões da União, o centro vai agilizar a produção de imunizantes, inclusive da COVID-19, e o controle de doenças, tanto para humanos quanto para uso veterinário.
O deputado Antonio Carlos Arantes contribuiu ativamente para esta vitória. Num primeiro momento, envolveu a Assembleia Legislativa abrindo as portas para a parceria com a universidade. Depois, promoveu a abertura de diálogo da comunidade científica com o Governo de Minas: “Nós fizemos a ponte, a conexão que faltava nesse processo. A pedido do professor da UFMG, Dr. Francisco Rubió, organizamos reuniões na Cidade Administrativa, na secretaria de Saúde, com Fábio Baccheretti, e também com o subsecretário de Ciência e Tecnologia e Inovação, Felipe Atiê, sempre com a participação de dirigentes e pesquisadores da universidade, mostrando que era possível fazer vacinas contra a Covid-19 no Estado. Graças ao governador Romeu Zema e ao empenho de sua equipe fomos bem-sucedidos,”, ressaltou.
Para o subsecretário Atiê, a participação do deputado Arantes foi fundamental: “Antonio Carlos é um deputado diligente, muito trabalhador, e procurou soluções para conseguir o que faltava, além dos recursos necessários, uma vez que tecnologia e conhecimento a UFMG tem de sobra. Arantes ajudou a encontrar o caminho. Com seu apoio nessa batalha, tivemos sucesso”, afirmou.
O professor Rubió também destacou a participação do deputado: “Arantes é nosso parceiro em muitas causas e recorri a ele porque precisávamos de ajuda. Felizmente, conseguimos mais este benefício para o povo brasileiro” reforçou.
ASCOM/ Texto e foto: JC Junot