Ministro Luiz Fux recebe a insígnia da Ordem do Congresso Nacional pela atuação na presidência do STF

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Brasília – O Congresso Nacional agraciou, na terça-feira (18), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux com a insígnia da Ordem do Congresso Nacional, na classe Grã-Cruz, em reconhecimento ao trabalho realizado por Fux na Presidência da Suprema Corte, no biênio 2020/2022. A mais alta honraria concedida pelo Poder Legislativo brasileiro foi entregue pelo presidente da Casa, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), em sessão solene realizada no Plenário do Senado Federal.

Na cerimônia, Rodrigo Pacheco relembrou a trajetória do ministro, destacando sua formação acadêmica até a indicação para integrar o Supremo, em 2011. O presidente do Congresso disse ainda que Fux exerceu a presidência do STF com base em “parâmetros de respeito à liberdade, de defesa dos direitos fundamentais e, sobretudo, com muita coragem”.

“Foram dois anos desafiadores, nos quais enfrentamos uma das maiores crises sanitárias da nossa história: a Pandemia de Covid-19. Vivemos um tempo de imensas incertezas, em que houve disputa de narrativas, mas, o mais importante, tratou-se de um tempo de luta pela vida. Exigiu-nos respostas urgentes a problemas complexos, e Vossa Excelência demonstrou ser a pessoa certa no lugar e momento certos”, afirmou Pacheco.

Participaram da Mesa da cerimônia o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL); o ministro do STF e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes; e o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Antonio Anastasia. Também prestigiaram o evento senadores, deputados, representantes do governo federal, de associações de classe e de embaixadas estrangeiras.

Em seu pronunciamento, Luiz Fux disse que o período na presidência da Corte foi marcado pela manutenção e estreitamento de laços institucionais com os Poderes da República, uma relação independente e harmoniosa, conforme determina a Constituição Federal.

“Eu prometo honrar essa outorga da Ordem Grã-Cruz com a responsabilidade de perseverar, ainda com mais vigor, como juiz e como cidadão, incansavelmente, na luta pela democracia, pela concretização das liberdades dos brasileiros, pela igualdade de todos, orientado pelos valores fundamentais de uma sociedade fraterna, pluralista e despida de preconceitos”, afirmou Fux.

 

Ordem do Mérito

A sessão solene também marcou o aniversário de criação de 50 anos da Ordem do Congresso Nacional, implantada pelo Decreto Legislativo 70 de 1972. A condecoração, considerada a mais elevada honraria do Poder Legislativo, destina-se a personalidades nacionais ou estrangeiras, que foram destaques em sua área de atuação. Entre elas, estão os ex-presidentes Juscelino Kubitschek e Nelson Mandela. Ao todo, a honraria já homenageou 428 personalidades.

O Conselho da Ordem do Congresso Nacional é integrado pelos Presidentes do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, além de vice-presidentes, secretários das duas Casas, líderes da Maioria e da Minoria e presidentes das Comissões de Constituição e Justiça e de Relações Exteriores do Senado Federal e da Câmara dos Deputados.

 

(ASCOM)

Notícias Recentes