Muzambinho, 9 de maio de 2024

O Alazão das Raias

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Ele se chamava Baloubet du Rouet. Não era um cavalo qualquer, mas um Sela Francês, apropriado para provas de saltos com obstáculo. Um legítimo pulador.

Baloubet nasceu em 1989 e estava aposentado. Vivia em um haras próximo a Lisboa. “Se ele levar um coice da égua na hora do acasalamento, pode ficar aleijado para sempre!” – Foi o que disse seu dono, o português Diogo Coutinho. – Baloubet continuou dando lucro: uma ampola de seu sêmen chegou a custar 6 mil euros. Na verdade, Baloubet estava aposentado só das raias; continuava acasalando e evitando levar coice de égua!

O adestramento desse cavalo foi feito sem maus tratos (esporadas, chicotadas), mas com paciência, alfafa fresca, inhame, aveia e mel.

Montado pelo brasileiro Rodrigo Pessoa, Baloubet foi campeão olímpico de 2004 em Atenas, mas na olimpíada de Sidney, refugou no obstáculo. Ele era o favorito para a Medalha de Ouro, mas refugou e perdeu a Medalha.

Quem viu a cena, não esquece: em seguida ao refugo, Rodrigo apeou e deu um beijo no focinho do cavalo. – O gesto foi muito aplaudido.

 Quando contei esse fato para um bestalhão, morador do balneário de Cabo Frio, ele disse: “Ah, se fosse comigo, esse cavalo ia levar uma tremenda surra!” – E falou alto, estridente – entre dentes – a expelir os perdigotos de sua intrínseca  covardia!

O Evangelho diz que São Pedro negou a Jesus por três vezes; Baloubet se negou a pular o obstáculo por uma vez. – Ambos continuaram a ser amados pelos seus chefes!

Mas, como o tempo passa para todos os mortais, o tempo passou mais rápido para Baloubet du Rouet. – E o alazão das raias; raio de força e luz, apagou-se ao entardecer de um dia qualquer de 2018 aos 29 anos.

 

Paulo Augusto de Podestá Botelho é Professor e Escritor.

E-mail: [email protected]        Site: https//paulobotelhoadm.com.br

Notícias Recentes