Muzambinho, 17 de junho de 2024

Participação confirmada, Flipoços Virtual recebe o jornalista da Globo News Marcelo Lins

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

O Flipoços Virtual recebe pela primeira vez o jornalista da Globo News Marcelo Lins em sua programação quando vai compartilhar parte de suas andanças pelo mundo retratada no livro “Um Longe Perto, histórias de um jornalista nesse mundo que dá voltas” lançado pela Ediouro e que dá título à sua participação no dia 24 de julho, sábado, às 14h na sala virtual de autores e lançamentos. Neste ano as editoras parceiras atuam na curadoria do Festival, compartilhando sugestões dos autores e dicas dos livros a serem lançados com exclusividade no Festival.  Assim o público contará com uma programação inédita e diversificada com presenças de autores nacionais e internacionais.

A mediação desta Mesa, ficará a cargo do também jornalista André Fran. André Fran é diretor, apresentador de TV, escritor, palestrante e co-fundador da BASE#1 Filmes. André Fran ganhou notoriedade na Globo News, como co-autor e diretor do programa “Que Mundo É Esse?”, com o qual foi até a linha de frente da luta contra o Estado Islâmico, acompanhou a Crise de Refugiados na Europa, visitou a Coreia do Norte, Arábia Saudita, fez especiais sobre fake news, sobre a posse de Donald Trump nos EUA, entre outros especiais que cobriram fatos de destaque na história. Também é comentarista no programa Globo News Internacional. 

Em suas palestras são abordadas questões culturais, políticas, sociais, econômicas e outras curiosidades dos países que visitou.  O jornalista fala sobre produção para TV, formatação de projetos, jornalismo nos tempos atuais e lições de humanidade que aprendeu em suas viagens. 

O jornalista paulista Marcelo Lins está na GloboNews desde 1997. Foi editor internacional do Em Cima da Hora, de política, editor-executivo e editor-chefe do Jornal das Dez. A partir de 2013, passou para a frente das câmeras, como comentarista no programa Estúdio I, apresentador no GloboNews Internacional e participante de coberturas especiais.

Teve que deixar o Brasil, ainda criança, acompanhando os pais – o sociólogo Marcos Correa Lins e a assistente social Maria de Fátima Pimentel Lins –, por causa das restrições impostas pela ditadura. Foi alfabetizado e estudou parte da infância na Suíça e, ao voltar ao país, com a anistia e a abertura política, instalou-se no Rio de Janeiro. Cursou Jornalismo na PUC-Rio e Teatro na Unirio, enquanto dava aulas particulares de francês. Acabou deixando o segundo curso e terminou o primeiro em 1992.

Ainda estudante, Marcelo Lins conseguiu um estágio na TVE onde fez traduções e edições do programa France Express. Em seguida, começou a trabalhar como pesquisador no Acervo Globo, então Centro de Documentação da TV Globo (Cedoc).

O Estúdio I foi uma das atrações a ganhar uma reformulação, em 2016, passando a contar com um novo cenário, múltiplas telas e um tom mais noticioso, sem renunciar à informalidade. Três anos antes, Marcelo Lins havia se juntado ao time de comentaristas do programa, liderado pela apresentadora Maria Beltrão. Ele também se tornou um dos entrevistadores do Milênio, em 2014, e apresentador do GloboNews Internacional, a partir de 2017. No programa semanal, que vai ao ar, ao vivo, aos domingos e debate acontecimentos relevantes no mundo, com suas consequências para o Brasil, o jornalista tem a companhia do correspondente em Nova York Guga Chacra e de convidados especiais, em função do tema em destaque.

Marcelo participou do livro Mercados de Ferro do Brasil- Aromas e sabores que retrata a história dos grandes mercados brasileiros de Belém, Brasília, Fortaleza, Manaus, Recife e Rio de Janeiro.

“Um longe perto” é um livro que nos faz embarcar para lugares e culturas bem distantes do Brasil — tanto linguística quanto geograficamente —, mas que muitas vezes nos surpreendem por se aproximarem de alguma forma da nossa realidade. A cada página, os contornos desses vários longes vão ficando mais nítidos, preenchidos por uma infinidade de detalhes saborosos, contados ao ritmo da memória de um jornalista que reuniu boas histórias viajando pelo mundo afora.”

Também no dia 24 de julho, mais cedo, das 10h30 às 13h30 acontece o “Encontro dos Escritores Poços-caldenses” e a entrega da Premiação aos alunos das escolas de Poços vencedoras do Concurso Cultural Flipoços 2021. Entrega da premiação dos vencedores do Concurso Literário Nacional Amare Flipoços. A programação pode ser acessada durante o evento no site www.flipocos.com. O Flipoços Virtual acontece entre 21 e 25 de julho.

 

O 16º Flipoços conta com o Patrocínio master DME (Departamento Municipal de Eletricidade) por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura Estadual e da Curimbaba pela Lei de Incentivo Federal. Patrocínio Cultural Transtassi, Kindle Amazon e EPTV. Realização GSC Eventos Especiais, apoio da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas e parceria Livraria Oficial Martins Fontes Paulista. Mais informações no site www.flipocos.com

 

 

*Com informações Memória Globo

 

(Rose Lino – Assessoria de Imprensa

Flipoços – GSC Eventos Especiais)

Notícias Recentes