Na tarde do sábado, 08 de fevereiro, na Capela Santa Edwiges, bairro do Brejo Alegre, a Pastoral da Criança celebrou uma missa pelos 31 anos de atuação na comunidade. “A Pastoral da Criança foi criada em 1983 pela médica pediatra e sanitarista Zilda Arns Neumann e pelo então Arcebispo de Londrina, Dom Geraldo Majella Agnelo. A organização foi criada na cidade de Florestópolis, no Paraná” explica a coordenadora no município, Elaine de Fátima Baldon.
A dona de casa Tereza Nalon que fundou a pastoral no bairro foi homenageada. “Aos 97 anos a senhora é nossa inspiração, receba nosso carinho por ter se dedicado as nossas crianças”, falou a coordenadora no bairro da pastoral, Shirley Eugênio Passos.
Momento importante de resgatar à memória dos idealizadores desta Pastoral que zela sempre pela vida das crianças. “Promover o desenvolvimento das crianças, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, do ventre materno aos seis anos, por meio de orientações básicas de saúde, nutrição, educação e cidadania, que une fé e vida. E também contribui para que as famílias busquem transformações”, explica Tereza.
Para a filha, Marcia Werneck “recebemos com muita alegria essa homenagem. Mamãe se aposentou em São Paulo e voltou para Muzambinho, aqui nunca se acomodou e a pastoral ela se dedicou com muito amor”, agradeceu a filha.
SAIBA MAIS
A Pastoral da Criança é um Organismo de Ação Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Integra a Rede de Parcerias do Governo Federal, atuando em todos os estados brasileiros e em países da América do Sul e da África.
Baseia suas ações na organização comunitária e no treinamento de líderes comunitários (voluntários), que assumem a tarefa de orientar e acompanhar as famílias vizinhas em ações de saúde, educação, nutrição e cidadania .
As principais ações são o acompanhamento de gestantes e crianças de zero a seis anos. Além disso, atua de forma permanente e ativa no controle social de políticas públicas e promove campanhas de mobilização.
Em Muzambinho, quem quiser ser voluntário na pastoral deve procurar a Secretaria Paroquial em horário comercial de segunda a sexta.
(COLABOROU: VALERIA VILELA)