Muzambinho, 12 de julho de 2024

Projeto “Bike Game” leva bicicleta para as aulas de Educação Física em Juruaia

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

No primeiro semestre de 2024, a Escola Municipal Professora Nair Gaspar de Rezende, em Juruaia-MG, celebrou o segundo ano consecutivo do projeto “Bike Game – Brincando de Bicicleta na Educação Física”. Idealizado pelo professor de Educação Física Fagner José Passos, o projeto não apenas integrou a bicicleta ao cotidiano escolar, mas também se destacou como um inovador recurso pedagógico para os alunos do 4º ano do ensino fundamental da rede pública.

 

O principal objetivo do “Bike Game” foi explorar a bicicleta como um recurso pedagógico através da gamificação, uma metodologia que utiliza elementos de jogos para motivar e engajar os alunos. Com o apoio de diversas entidades locais, incluindo secretarias municipais, pais, empresários e o grupo de ciclistas “Pedal Juruminas”, o projeto arrecadou bicicletas e capacetes que foram utilizados nas aulas.

 

Durante o desenvolvimento do projeto, os alunos participaram de 12 aulas/missões, cada uma com objetivos específicos que, ao serem alcançados, permitiam desbloquear novos desafios e recompensas dentro do jogo. O professor Fagner destacou a importância de utilizar a bicicleta não apenas como um instrumento de atividade física, mas como um brinquedo que consegue abordar questões sociais e ambientais relevantes para a comunidade.

 

“O Bike Game surgiu para expandir as oportunidades da bicicleta na sociedade, destacando sua importância como um brinquedo muito presente na infância. A escola perde ao não incluir este recurso nas aulas, pois a bicicleta é uma realidade para muitas crianças. Nosso objetivo é que os alunos se sintam protagonistas deste jogo, onde cada meta alcançada seja uma oportunidade de compartilhar os conhecimentos adquiridos sobre as bicicletas na escola e levá-los para as ruas da cidade”, comentou o professor.

 

O docente ainda destacou que o engajamento da comunidade foi fundamental para o desenvolvimento do projeto e que essa experiência realizada em Juruaia tem potencial de inspirar outros professores a integrarem a bicicleta de maneira mais significativa nas atividades escolares.

 

O encerramento do projeto foi marcado por um Passeio Ciclístico realizado no sábado, dia 22 de junho de 2024, que reuniu alunos, familiares, coordenação escolar, paraciclista e apoiadores. Com a finalização do projeto, o material didático produzido e utilizado como base será revisado para futuras aplicações do “Bike Game”, e todas as bicicletas e capacetes continuarão sendo aproveitados.

 

O “Bike Game – Brincando de Bicicleta na Educação Física” não só demonstrou seu valor como iniciativa educacional, mas também evidenciou o poder da colaboração entre escola, órgão público, empresas, organizações, comunidade e instituições de ensino superior, como o IFSULDEMINAS-Campus Muzambinho, onde o projeto se originou como parte de uma pesquisa de Mestrado Profissional em Educação Física (ProEF) de responsabilidade do professor-idealizador. Com o apoio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e com a orientação do professor Arnaldo Sifuentes Leitão, o projeto promete continuar impactando positivamente a Educação Física em Juruaia nos próximos anos.

 

(Fonte: Fagner José Passos)

Notícias Recentes