No primeiro semestre de 2024, a Escola Municipal Professora Nair Gaspar de Rezende, em Juruaia-MG, celebrou o segundo ano consecutivo do projeto “Bike Game – Brincando de Bicicleta na Educação Física”. Idealizado pelo professor de Educação Física Fagner José Passos, o projeto não apenas integrou a bicicleta ao cotidiano escolar, mas também se destacou como um inovador recurso pedagógico para os alunos do 4º ano do ensino fundamental da rede pública.
O principal objetivo do “Bike Game” foi explorar a bicicleta como um recurso pedagógico através da gamificação, uma metodologia que utiliza elementos de jogos para motivar e engajar os alunos. Com o apoio de diversas entidades locais, incluindo secretarias municipais, pais, empresários e o grupo de ciclistas “Pedal Juruminas”, o projeto arrecadou bicicletas e capacetes que foram utilizados nas aulas.
Durante o desenvolvimento do projeto, os alunos participaram de 12 aulas/missões, cada uma com objetivos específicos que, ao serem alcançados, permitiam desbloquear novos desafios e recompensas dentro do jogo. O professor Fagner destacou a importância de utilizar a bicicleta não apenas como um instrumento de atividade física, mas como um brinquedo que consegue abordar questões sociais e ambientais relevantes para a comunidade.
“O Bike Game surgiu para expandir as oportunidades da bicicleta na sociedade, destacando sua importância como um brinquedo muito presente na infância. A escola perde ao não incluir este recurso nas aulas, pois a bicicleta é uma realidade para muitas crianças. Nosso objetivo é que os alunos se sintam protagonistas deste jogo, onde cada meta alcançada seja uma oportunidade de compartilhar os conhecimentos adquiridos sobre as bicicletas na escola e levá-los para as ruas da cidade”, comentou o professor.
O docente ainda destacou que o engajamento da comunidade foi fundamental para o desenvolvimento do projeto e que essa experiência realizada em Juruaia tem potencial de inspirar outros professores a integrarem a bicicleta de maneira mais significativa nas atividades escolares.
O encerramento do projeto foi marcado por um Passeio Ciclístico realizado no sábado, dia 22 de junho de 2024, que reuniu alunos, familiares, coordenação escolar, paraciclista e apoiadores. Com a finalização do projeto, o material didático produzido e utilizado como base será revisado para futuras aplicações do “Bike Game”, e todas as bicicletas e capacetes continuarão sendo aproveitados.
O “Bike Game – Brincando de Bicicleta na Educação Física” não só demonstrou seu valor como iniciativa educacional, mas também evidenciou o poder da colaboração entre escola, órgão público, empresas, organizações, comunidade e instituições de ensino superior, como o IFSULDEMINAS-Campus Muzambinho, onde o projeto se originou como parte de uma pesquisa de Mestrado Profissional em Educação Física (ProEF) de responsabilidade do professor-idealizador. Com o apoio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e com a orientação do professor Arnaldo Sifuentes Leitão, o projeto promete continuar impactando positivamente a Educação Física em Juruaia nos próximos anos.
(Fonte: Fagner José Passos)