De acordo com a empresa de análise de mercado “Statista”, 96% do brasileiro faz parte da lista de usuários ativos no ‘WhatsApp’ e é assim a maior rede social do país, sabemos. É também um bom começo do que anseio escrever hoje. É uma ferramenta fantástica jamais vista, entendo. Seria suficiente dizer que o WA já superou o Facebook como o aplicativo de comunicação mais usado no Brasil em celulares Android e iOS. Assim, no meu ponto, eis alguns pitacos coloquiais: eu já fui apegado de receber MSM e apressar para repassar de imediato, não sou mais… e, pensar que seria só eu recebi tal MSM, ainda mesmo sem ter lido integral, já saia reenviando depressa aos contatos privados e grupos como se fosse o primeiro. Para que? Nada, muitos já teriam recebido e não vai mudar. As de políticos e política então, aqueles prevaricadores constitucionais, nada de interessante que podemos transformar, mudar, pois somos incapazes e repassar para que, na maioria ainda pedem para compartilhar ao máximo? De interessante mesmo, seria repassar MSM de entretenimento, variedades, músicas, notícias sobre o Brasil de verdade: cultura, esportes, saúde física e mental, fotos e paisagens fantásticas, documentais, pesquisas, instruções, mapas e trajetos em viagens. Selecionar MSM e seu público, já seria um grande avanço para não ocupar espaço de armazenamento no seu aparelho. Hoje em dia, estou afeito a isso. Outrossim, entendo de como o WhatsApp se apoderou das pessoas, seus usuários, para se comunicarem seja por texto, vídeo, MSM de voz ou vídeo chamada, vícios facilmente controláveis, depende de cada um de nós. E vem por aí o WhatsApp Marketing, uma estratégia digital de um canal específico para que empresas ampliem seu alcance ao seu público alvo. Mais do que mensageria: o WhatsApp é a comunicação do futuro.
Fernando de Miranda Jorge
Acadêmico Correspondente da APC
Jacuí/MG – e-mail: [email protected]