O presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (Democratas-MG), reafirmou, na quinta-feira (22), a confiança no sistema político-eleitoral brasileiro e ressaltou que alguma mudança no modelo adotado para as eleições no país é exclusiva do Parlamento, com respeito à decisão da maioria dos membros do Legislativo, que são os representantes do povo brasileiro.
“Decisões sobre o sistema político-eleitoral, formas de financiamento de campanhas, voto eletrônico ou impresso, entre outros temas, cabem ao Congresso Nacional, a partir do debate próprio do processo legislativo e com respeito às divergências e à vontade da maioria”, frisou Rodrigo Pacheco.
O senador mineiro destacou ainda que a realização das eleições no país é algo inegociável e vai acontecer, não somente em 2022, como também em outros anos. “Seja qual for o modelo, a realização de eleições periódicas, inclusive em 2022, não está em discussão. Isso é inegociável. Elas irão acontecer, pois são a expressão mais pura da soberania do povo. Sem elas não há democracia e o país não admite retrocessos”, afirmou.
(ASCOM)