Na terça-feira (12 de novembro), o Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais APL, esteve em Guaxupé e Nova Resende, para debater sobre reconhecimento do Arranjo Produtivo Local (APL) e os investimentos em desenvolvimento na região. Durante a visita, disse que os municípios já contemplados como Juruaia, Guaranésia, Guaxupé e São Sebastião do Paraíso foram destacados como exemplos de áreas já contempladas por esse programa.
O secretário também teve a oportunidade de conhecer de perto o processo de fabricação e montagem do triciclo agrícola, utilizado na inovação que tem revolucionado o manejo da esparramação de café no terreiro. Essa tecnologia, que inclui diversas outras funcionalidades acoplado a moto triciclo, como pulverização, adubação de insumos, aplicação via drench, roçada e transporte, tem se mostrado essencial para diminuir custos e aumentar a produção juntamente com a logística na produção cafeeira.
Além disso, na visita do secretário a Nova Resende, a nona cidade mais alta de Minas Gerais, reconhecida pela excelência de seus cafés. Ele se reuniu com a diretoria da cooperativa Coopernovarum, onde foi apresentado o processo de comercialização do café dos pequenos produtores, verificou plantio de café incluindo a discussão sobre o preço mínimo garantido para esses agricultores.
Segundo o secretário Fernando Barbosa Abreu, o governo de Minas tem desempenhado um papel fundamental em promover o reconhecimento dos cafés mineiros, com certifica Minas café, ampliando sua atratividade e valorização junto aos produtores e consumidores, e facilitando o acesso aos cafés de origem direta dos produtores.
(Fonte e fotos: ASCOM)