Leitor desses meus artigos e crônicas que, também, são publicados no Jornal Zero Hora de Porto Alegre, Ernesto tem apenas 15 anos e acaba de concluir o ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio. Tal exame o credencia a frequentar uma Universidade Pública. Ele pretende cursar Administração de Empresas e faz várias perguntas sobre Gerenciamento Empresarial. Uma delas é sobre Metas e Objetivos. O que me anima a responder é constatar – para minha surpresa – o fato de que sou lido por essa moçada! Fico muito grato por isso. – Então, vamos lá! Metas são resultados abrangentes com os quais a empresa assume um compromisso definitivo. Para atingir suas metas, a empresa deve estar disposta a comprometer os recursos – dinheiro e pessoas – necessários para alcançar os resultados esperados. As metas definidas devem orientar as opções de negócios; e elas devem criar um elo entre as ações propostas. A simples definição de uma meta para a empresa não é tudo. Para alcançá-la a empresa precisa fornecer orientação sobre como chegar lá; portanto, é preciso que essa meta esteja acompanhada de objetivos. Objetivos são declarações específicas que se relacionam diretamente com uma determinada meta; fornecem detalhes sobre o que deve ser feito, quando e quanto vai custar. É comum que os objetivos estejam associados a números e a datas. Toda essa conversa sobre metas e objetivos dá uma ótima oportunidade para abordar dois sinônimos com os quais os administradores se deparam: Eficiência e Eficácia. – É claro que os administradores buscam ser eficientes e eficazes no trabalho. – Será mesmo? A descrição correta de eficácia é fazer o que deve ser feito para produzir o efeito desejado; enquanto a descrição de eficiência é fazer as coisas de maneira correta. A eficiência diz respeito à forma como a empresa utiliza os recursos para atingir suas metas. Para serem eficientes (gerentes e funcionários) precisam ter objetivos que garantam à empresa o cumprimento de suas metas com foco no cliente e orientação voltada para o mercado. Os recursos são sempre escassos e não se pode dar ao luxo de desperdiçá-los! Em resumo: Metas são resultados mais abrangentes que a empresa assume o compromisso de alcançar e Objetivos são as etapas necessárias para alcançar as metas. Melhor dizendo: Metas certas tornam a empresa mais eficaz; e Objetivos certos tornam a empresa mais eficiente. – É isso.
Paulo Augusto de Podestá Botelho é Professor e Escritor.
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