Para que escrever sobre o escrever? – A resposta é que alguém, como este escritor, que já escreveu algumas centenas de textos deve ter algo a dizer. Entretanto, a resposta nem sempre pode ser verdadeira. O fato é que a maioria dos leitores nunca pergunta sobre a linguagem em sua essência. A pergunta poderia ser feita a um João Cabral de Melo Neto ou a um João Guimarães Rosa, mas não a um escritor mediano, mesmo que tão esforçado!
Certa vez, James Joyce e Marcel Proust participavam de um jantar em Paris por volta de um dia do ano de 1922. Os dois estavam bem próximos um do outro, mas não trocaram nenhuma palavra até o final daquele encontro. As pessoas à volta prenderam a respiração para tentar ouvir a conversa que seria trocada entre dois grandes escritores. Todavia, todos acabaram muito frustrados. Joyce e Proust deviam ser muito orgulhosos. Isso é comum entre certas pessoas que acham que chegaram ao topo de alguma coisa: pode ser um Everest ou um formigueiro! A falta de consideração transforma pessoas queridas em apenas conhecidas – e depois em estranhas. Escrever é um trabalho solitário, mas ter alguém que acredita e respeita faz muita diferença!
A língua portuguesa é filha do latim e neta do grego! Quando ainda adolescente, cheguei a achar que Deus falava latim; mas, já adulto descobri que Deus não falava latim e tampouco o grego – a única língua que o Diabo respeita! – O Concílio Vaticano II (aquele do Papa João XXIII) mandou rezar missa nos idiomas de cada país de origem. Isso fez o que Lutero insistiu em fazer, antes de ter sido submetido às torturas do “Santo Ofício” da Igreja Católica Apostólica Romana.
A memória é a escrita da alma – disse o grego Aristóteles. Mas, o que é a memória se não a linguagem dos sentimentos, um dicionário de rostos, cheiros e anos que são repetidos como verbos e adjetivos? Escrever é dar voz ao indizível – disse a escritora Clarice Lispector. E escrever também é o registro da luta com as palavras que elas representam. – É isso.
Paulo Augusto de Podestá Botelho é Professor e Escritor.
Visite o Site https//paulobotelhoadm.com.br