Tempo de Travessia

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

O poeta português Fernando Pessoa escreveu que há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já têm as formas do nosso corpo, e esquecer os caminhos que levam sempre aos mesmos lugares. – Nada mais lúcido, pois é o tempo da travessia. – O novo está à porta!

As pessoas, em geral, têm medo do novo; e de maneira constante têm medo da mudança. Por quê? – Porque preferem manter o seu “status quo” (a sua mesmice), mesmo que seja medíocre.

A inovação é a ferramenta mais apropriada para um empreendedor. Empreender é o verbo mais conjugado hoje em dia. E empreendedorismo é o vocábulo da moda.

Empreender coisas novas (ou fazer coisas velhas de maneiras novas) é o modo com que um empreendedor explora as mudanças como oportunidades. Transformar ideias novas constitui a essência de um empreendimento. – É bem verdade que alguns empreendimentos, às vezes, são arriscados. Mas, é preciso ousar.

Por exemplo: Em uma empresa baseada em inovação e conhecimento, o chefe não pode fazer o serviço de um subordinado, assim como um maestro não pode se ocupar em tocar um instrumento, embora o saiba muito bem. Todavia, eles sabem que música a orquestra precisa tocar; ou que resultado todos precisam obter e que partitura cada músico deve tocar.

– Fica aqui o exemplo, como que para fazer apenas uma comparação. – Simples!

 

Paulo Augusto de Podestá Botelho é Professor e Escritor. Site: https//paulobotelhoadm.com.br

 

Notícias Recentes