Um Entendimento sobre Sustentabilidade

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Com muita frequência, talvez por desalento, fico sem vontade de tomar conhecimento a respeito da reação das pessoas sobre o tema Sustentabilidade; esta palavra de 16 letras que tanto incomoda os iletrados; e tão banalizada pelos meios midiáticos! Uma quantidade significativa de pretensos entendidos (leia-se picaretas) a sair por aí e a cobrar a “bagatela” de 5.000 reais por uma “palestra elucidativa” de 2 horas, de acordo com o embuste programado!

Sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade de aspectos econômicos, sociais, políticos e culturais da sociedade humana. Abrange vários níveis de organização, desde a vizinhança local até o planeta Terra inteiro. O termo Sustentabilidade está relacionado à questão do desenvolvimento. Significa a racionalização dos recursos do patrimônio natural, ambiental e cultural, em harmonia com a sobrevivência humana e o bem-estar, não apenas na atualidade, mas, sobretudo, para as gerações futuras.

Para que um empreendimento humano seja sustentável é necessário que atenda, a meu ver, aos seguintes requisitos: Viabilidade Econômica; Justiça Social, Correção Política e Postura Cultural. Mas, não dá, por enquanto, para ter muita esperança aqui no Brasil. Por quê? – Porque temos uma população constituída por mais de 60% de analfabetos funcionais. – E o que é o analfabeto funcional? É quem pensa ou acha que sabe. Lê e escreve de maneira precária. Pode até ter um diploma de curso superior conquistado em faculdade de “meia boca”! Entretanto, é incapaz de assimilar conceitos e conteúdos.

Para que seja possível avançar é necessário criar núcleos de ação, isto é: primeiro ensinar e treinar treinadores para multiplicar os conhecimentos e cuidados essenciais; e lançar luzes sobre a ignorância cívica existente no Brasil. Aí, sim, vamos nos libertar dos oportunistas e dos embusteiros, sempre de plantão. Sustentabilidade é responsabilidade ética pela sobrevivência.

 

Paulo Augusto de Podestá Botelho é Professor e Escritor.

Visite o Site https//paulobotelhoadm.com.br.

 

Notícias Recentes