Uma Dinâmica de Comunicação

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Autor de mais de 500 ensaios e crônicas, além de 4 romances, Anthony Trollope passou sua vida trabalhando nos Correios e Telégrafos de Londres; levantava-se às 5 da manhã para escrever durante 3 horas antes de ir para o trabalho. Usava seus escritos para divulgar opiniões políticas e expor o que considerava hipocrisias da sociedade inglesa. Seus textos foram malsucedidos por editores, mas muito bem recebidos pelos leitores. A carreira nos Correios, iniciada como telegrafista, o levou a um cargo importante; e fez com que viajasse por quase toda a Europa ensinando a construção da dinâmica da comunicação por meio do Código Morse. .

Dos 14 aos 17 anos de idade, também, trabalhei nos Correios e Telégrafos em minha cidade natal como aprendiz de telegrafista tendo, como instrutor, um craque: o Enéas que não precisava ler as fitas de recepção: ele “pegava” tudo de ouvido! O Código Morse é um método de comunicação representado por letras, números e pontuações; e permite a transmissão de mensagens por meio de ondas eletromagnéticas com sinais visuais e auditivos. No meu caso, só os visuais.

As pessoas, hoje em dia, ficam juntas, mas só fisicamente; cada uma com o seu celular. É a representação máxima de incomunicabilidade!

Aos meus prezados telegrafistas que ainda operam segue (..-  .-  -…  .-.  .-  -.-.  —)  Estes traços e pontos dizem, apenas: Um abraço! É isso.

 

Paulo Augusto de Podestá Botelho é Professor e Escritor.

Visite o Site https//paulobotelhoad.com.br

 

Notícias Recentes