Zema é reeleito em primeiro turno com mais de 56% dos votos válidos em Minas

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Romeu Zema (Novo) foi reeleito para um segundo mandato em Minas Gerais. Com 92% dos votos apurados, o governador está com 56,7% dos votos e não pode mais ser alcançado por nenhum candidato. O principal adversário do governador, o ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD) está com 34,5% dos votos.
Romeu Zema chegou ao governo como um concorrente “outsider” em 2018, fazendo um discurso contra as instituições e políticos tradicionais. 
A uma semana das eleições daquele ano, o candidato do Novo, até então desconhecido da maior parte da população, tinha aproximadamente 10% das intenções de voto, de acordo com os principais institutos de pesquisa.
Com um discurso vinculado ao de Jair Bolsonaro, Zema conseguiu crescimento rápido nas pesquisas e ultrapassou Fernando Pimentel (PT), na época candidato à reeleição.

Romeu Zema conseguiu um lugar no segundo turno contra Antonio Anastasia, na época filiado ao PSDB, e terminou a eleição como vencedor.
Quatro anos depois, Zema adaptou seu discurso e tenta uma aproximação com o mundo político. Durante seu primeiro mandato, o governador reeleito enfrentou muitas dificuldades com os deputados estaduais na Assembleia Legislativa e viu muitos de seus projetos estacionarem no parlamento estadual.
Em 2018, Zema disputou as eleições apenas com o apoio do partido Novo. Em 2022, o governador conseguiu alinhar alguns partidos num arco de alianças com dez partidos: PP, Podemos, Solidariedade, Patriota, Avante, PMN, Agir, DC, MDB e Novo.

 

(fonte: Hoje em Dia)

Notícias Recentes