Deputado estadual Luizinho se reuniu com MST e prefeito de Campo do Meio

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

O parlamentar está à frente da luta pelo processo de desapropriação das terras da antiga usina de Ariadnópolis.

O deputado estadual Luizinho (PT/MG) se reuniu com o prefeito de Campo do Meio, Samuel Marinho, e com membros do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) para discutir sobre a vinda do ministro Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário, no município. As reuniões aconteceram no gabinete de Marinho e na escola Eduardo Galeno, localizada no acampamento Sidney Dias, durante o  sábado, 04/03.

Durante a reunião com o prefeito, foram debatidas questões jurídicas referentes ao andamento do processo de desapropriação das terras da falida usina Ariadnópolis, que ocorre desde 1998. Em 2015, foi realizado o Decreto Estadual 365, que desapropriou mais de 3 mil hectares da usina para fins de colonização agrícola.

No entanto, após a visita de Luizinho ao ministro do Desenvolvimento Agrário, em Brasília, ficou acordado que Teixeira virá a Campo do Meio fazer uma visita ao acampamento. Além disso, na ocasião, o deputado entregou um ofício solicitando que o Governo Federal dê mais atenção ao processo, que já vem se arrastando por mais de duas décadas.

Para Jailson Lima da Cruz, um dos coordenadores do MST de Campo do Meio, o parlamentar vem trazendo representatividade para o movimento desde seu mandato como prefeito de Alfenas. “O Luizinho já tem um envolvimento bem bacana a respeito disso. Enquanto prefeito, ele não pode nos ajudar muito, mas, agora, como deputado é outro parâmetro. Em tão pouco tempo de mandato, ele já se reuniu com o ministro Paulo Teixeira para discutir a nossa situação. Isso para a gente é ótimo. A reunião foi bastante positiva, foi bom ver a união do deputado com o prefeito Samuel para tentar nos ajudar”.

Cruz afirmou também que é “bem prático ter um deputado que apoia e luta pela causa” do MST. “Com o Luizinho temos mais chances de conseguirmos avançar também no Desenvolvimento Econômico e na Saúde”, disse.

Contudo, para Helen Mayara dos Santos, também coordenadora do movimento, a visita do parlamentar no acampamento firmou ainda mais seu compromisso com a luta de classes. “Luizinho é uma pessoa que contribuiu e contribui com a luta do Quilombo Campo Grande. Ele participou de ocupações, participou de momentos difíceis do quilombo. Em sua vinda aqui, o deputado firmou para nós o compromisso que ele sempre teve e continua tendo com a classe trabalhadora, com a agricultura familiar, com a população do campo e, principalmente, MST”, declarou a coordenadora.

Segundo Luizinho, a reivindicação pela terra é legítima, uma vez que os empresários da antiga usina deixaram uma dívida que beira a R$ 800 milhões. “O ministro do Desenvolvimento Agrário, a nosso convite, virá a Campo do Meio. Vamos trabalhar para que o Governo Federal possa solucionar um conflito que vem se arrastando por mais de 20 anos. As terras aqui, de Ariadnópolis, são terras com dívidas milionárias com o governo”, afirmou.

Ainda conforme o parlamentar, ao todo 450 famílias produzem alimentos nessas terras, sendo mais de 2 milhões de pés de café, 13 mil frangos e 500 cabeças de gado. “Que a terra sirva para produzir alimentos, não para especulação e, principalmente, que não seja para produzir mais dívidas com o governo. Primeiro que se a empresa deve ao governo, ela deve para todos os brasileiros. Portanto, é preciso que essas terras sejam regularizadas e sirvam para produzir alimentos para o campo e para a cidade”, finalizou.

(ASCOM)

Notícias Recentes