A Associação Nacional do Café (NCA), que representa toda a cadeia do setor nos Estados Unidos, alertou que a tarifa de 40% sobre o café brasileiro, anunciada por Donald Trump, pode ter efeito contrário ao desejado: em vez de proteger, pode prejudicar a economia americana.
Isso porque os EUA importam 99% do café consumido internamente — e mais de 30% desse volume vem do Brasil. Segundo a NCA, cada dólar investido na importação de café verde gera até 43 dólares em valor agregado para o país, movimentando mais de US\$ 343 bilhões ao ano e sustentando 2,2 milhões de empregos.
A entidade também destaca que não há possibilidade de substituição, já que o Brasil é o maior produtor mundial, com volume superior ao dos quatro principais concorrentes juntos. Tarifas elevadas, afirma a NCA, podem desviar o produto para outros mercados, como China, União Europeia e Canadá, ampliando a concorrência internacional.
A expectativa é que o café seja retirado da lista de produtos taxados, uma vez que a própria indústria americana considera o grão brasileiro essencial para sua competitividade. Reportagem completa na versão impressa de A Folha Regional do dia 22 de agosto de 2025.