Centro de Reabilitação Pós-Covid melhora qualidade de vida dos pacientes de Muzambinho

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Quem teve Covid, sabe bem que após vencer a doença, um longo período de recuperação e conquista da autonomia se inicia. Para ajudar nos procedimentos de melhoria na qualidade de vida, os pacientes do município de Muzambinho contam com uma iniciativa inédita na região, o Centro de Reabilitação.

O tratamento realizado no Centro de Reabilitação dá melhor condição de saúde das pessoas de Muzambinho que foram afetadas com o Covid-19. “Sem esses profissionais, não sei como me recuperaria”, conta uma paciente que passou mais de 40 dias internada com a doença e voltou a caminhar após passar pelo programa.
Desde julho de 2021, o Centro de Reabilitação Pós-Covid19, localizado nas dependências do Centro de Ciências Aplicadas à Educação e Saúde (CeCAES) em parceria com a prefeitura de Muzambinho realiza a recuperação de pacientes que tiveram a doença.
O Prefeito de Muzambinho Paulo Sérgio Magalhães destaca como o Centro de Reabilitação Pós-Covid19 está beneficiando a população da cidade. De acordo com ele, a parceria entre o município e o IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho trata-se de um elo que tem impacto positivo para a saúde da população muzambinhense no contexto de enfrentamento à Covid-19, com o pensamento adiante sobre a recuperação das pessoas que estejam com sequelas dessa doença.
A iniciativa foi idealizada pela diretoria do Campus de Muzambinho, que possui graduação em fisioterapia e aos poucos foi sendo estruturada, organizada e viabilizada junto ao corpo docente dos Cursos Superiores de Educação Física, com apoio do Curso Técnico em Enfermagem, fisioterapeutas da cidade e Secretaria de Saúde de Muzambinho, explica Adriana Marques, Secretária de Saúde.
O Centro de Reabilitação Pós-Covid-19 conta com apoio de diversos professores dos Cursos Superiores de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física. E também do Curso Técnico em Enfermagem com as profissionais: Januária Andrea Souza Rezende, Daniela Gomes Martins Bueno, Denis Bueno da Silva, Elisangela Silva, Lia Polegato Castelan, Milene Dias Ferreira Magri, Natércia Taveira Carvalhaes Dias, Priscila Missaki Nakamura e Wagner Zeferino de Freitas.
Os fisioterapeutas do município Murilo Silveira e Daiane são os profissionais que acompanham a recuperação dos pacientes com atividades diárias no Centro. “Ao longo dos atendimentos, vemos a recuperação das capacidades físicas através dos exercícios. É lento, mas é muito satisfatório ver os pacientes que tiveram suas capacidades pulmonares restabelecidas”, explica Murilo.
A equipe do município é coordenada pela Secretária de Saúde Adriana Marques, que junto com a coordenadora das unidades do PSF Lucineide Queiroz sempre estão em reuniões constantes de avaliação dos atendimentos. “É uma parceria fundamental para a recuperação dos nossos pacientes que tiveram a Covid-19. E um privilégio termos esse espaço único no Sul de Minas para atender nossas famílias. Para mais informações procure o PSF do seu bairro”, explica Lucineide.

(Colaborou: Valéria Vilela)

Notícias Recentes