Associação Americana alerta: não há substituto para o café do Brasil

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

A Associação Nacional do Café (NCA), que representa toda a cadeia do setor nos Estados Unidos, alertou que a tarifa de 40% sobre o café brasileiro, anunciada por Donald Trump, pode ter efeito contrário ao desejado: em vez de proteger, pode prejudicar a economia americana.

Isso porque os EUA importam 99% do café consumido internamente — e mais de 30% desse volume vem do Brasil. Segundo a NCA, cada dólar investido na importação de café verde gera até 43 dólares em valor agregado para o país, movimentando mais de US\$ 343 bilhões ao ano e sustentando 2,2 milhões de empregos.

A entidade também destaca que não há possibilidade de substituição, já que o Brasil é o maior produtor mundial, com volume superior ao dos quatro principais concorrentes juntos. Tarifas elevadas, afirma a NCA, podem desviar o produto para outros mercados, como China, União Europeia e Canadá, ampliando a concorrência internacional.

A expectativa é que o café seja retirado da lista de produtos taxados, uma vez que a própria indústria americana considera o grão brasileiro essencial para sua competitividade. Reportagem completa na versão impressa de A Folha Regional do dia 22 de agosto de 2025.

 

Notícias Recentes