A iniciativa, que aconteceu em parceria com os deputados Leleco Pimentel (PT) e Bella Gonçalves (PSOL), contou com a presença de representantes municipais de todo o Estado.
O deputado estadual Luiz Antônio da Silva (PT), o Luizinho, realizou em parceria com os deputados Leleco Pimentel (PT) e Bella Gonçalves (Psol), na tarde da quarta-feira, 29, audiência pública para discutir o Novo Minha Casa, Minha Vida, que está sendo lançado pelo governo Lula. A audiência aconteceu na Comissão de Assuntos Municipais, no Auditório da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
Durante a reunião, Luizinho apresentou uma série de propostas para trazer melhorias ao programa que será lançado pelo governo federal. Dentre elas, o parlamentar sugeriu mudanças no aluguel social e isenção de água e luz para famílias de baixa renda. “A água e a luz fazem parte da casa. Tem que ser gratuito para famílias da classe E. A família recebe R$ 600 do Bolsa Família, mas aí vem as contas de água e luz para pagar. Pagando isso, a família fica sem dinheiro. Se não tivermos água e luz, a moradia não está completa. Então, tem que ser gratuito”, declarou.
Além disso, para o deputado é necessário fazer um financiamento do déficit habitacional no Brasil. Segundo Luizinho, dessa maneira, o Estado consegue comprar e construir, pelo menos, 5 milhões de moradias, que serão concluídas em até 5 anos. “É preciso criar um programa habitacional que seja duradouro. Dessa maneira, o governo consegue estabelecer uma política de 30 anos com o financiamento do déficit habitacional”.
Outra questão lembrada pelo parlamentar foi a criação de chacreamentos rurais, como foi realizado em Alfenas durante sua gestão como prefeito. Para ele, essa iniciativa proporciona uma melhor qualidade de vida aos moradores da área rural. Contudo, Luizinho afirmou que é necessário criar uma estrutura segura para quem mora no campo.
Para o líder comunitário Júlio César, morador do Alto da Vera Cruz, na região Leste de Belo Horizonte, é importante ver a necessidade de moradia como um direito. “Agora, a gente retoma com o ‘Minha Casa, Minha Vida’, que é um resgate. Queria parabenizar e dizer que esse é um movimento Fênix, um movimento de ressurgir das cinzas, agora, com grandes perspectivas de luta. É a primeira vez, que eu me lembre nesses 28 anos de militância, que nós temos um trio parada dura que, de fato, representa moradia. Então, isso, para nós, significa muito, estar nessa casa, estar aqui hoje com representação no parlamento, com companheiros que são de luta e que estão conosco a vida inteira que é o Leleco, a Bella e o Luizinho. Vamos chegar muito longe com essa representatividade”, disse.
Ao final da audiência, os deputados Luizinho, Leleco e Bella reafirmaram seu compromisso em lutar pelo direito de moradias dignas para todos. A Comissão irá enviar todas as propostas apresentadas ao longo da reunião para ao Ministério das Cidades para poderem analisar durante a produção das normativas do Novo Minha Casa, Minha Vida.
(Ascom)