Muzambinho, 9 de maio de 2024

Os Sete Contos de Réis

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Mineiro de quatro costados, ele foi Prefeito de Belo Horizonte, Presidente do Estado de Minas Gerais (nome antigo de Governador) e Ministro da Fazenda, além de parente próximo de José Bonifácio de Andrada e Silva – Patriarca da Independência do Brasil. Segundo o meu bisavô Joaquim de Luna Miranda Couto, magistrado e poeta; em 1918, ele deixou o Ministério da Fazenda por divergências com os burocratas e corruptos que já assombravam o Brasil. De cabeça erguida, procura a Sul América, onde era segurado, para fazer um empréstimo de Sete Contos de Réis. Seu nome e sobrenome: Antonio Carlos de Andrada Ribeiro.

O Diretor da Sul América, Moreira Magalhães, sabendo do pedido, ficou admirado e a perguntar: “Como é que um homem que, durante a Segunda Guerra Mundial, teve autoridade de sacar em branco contra todos os bancos do país, deixa um cargo tão cobiçado e, sem recursos, precisa de 7 Contos de Réis de empréstimo?”

Antonio Carlos, então, foi convidado a fazer uma visita à sede da Sul América. E o Magalhães, ao recebê-lo, disse: “Quero abraçar o homem que deixa o Ministério da Fazenda e vem nos pedir 7 Contos de Réis emprestados!”

Alguns meses depois, Antonio Carlos passou a fazer parte da Diretoria da Sul América.

Não sei ao certo qual a relação que Antonio Carlos teve com Poços de Caldas. Entretanto, na Praça Pedro Sanches está lá erigida uma estátua de bronze de Antonio Carlos. – Sempre que posso ir a Poços, passo por lá; e não é raro ver uma rosa vermelha – fresca ou velha – depositada na base da estátua por algum anônimo.

– São as lições de uma realidade a nos ensinar a transformar a realidade brasileira; a dura e infeliz realidade da CPI da Pandemia ou da Pândega!

Paulo Augusto de Podestá Botelho é Professor e Escritor.

E-mail: [email protected]        Site: https//paulobotelhoadm.com.br

Notícias Recentes