Rodrigo Pacheco viabiliza 11 ambulâncias para o Samu do Sul de Minas Gerais

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), viabilizou a aquisição de 11 ambulâncias, no valor de R$ 3,5 milhões, para expandir a atuação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) do Sul de Minas Gerais. Elas serão entregues, até o final de abril, ao Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macrorregião do Sul de Minas (CISSUL), que administra a prestação do serviço em 153 cidades.
As ambulâncias serão entregues pelo Ministério da Saúde (MS) e atendem à solicitação do deputado estadual Rodrigo Lopes (União-MG). Os veículos atenderão municípios que, atualmente, precisam da cobertura de ambulâncias oriundas de cidades vizinhas. A nova dinâmica, com a unidade móvel de prontidão na localidade, vai diminuir o tempo de resposta aos atendimentos de urgência.
Uma dupla formada pelo condutor socorrista e um técnico de enfermagem vai ser responsável pela operação de cada uma das ambulâncias, que foram fabricadas no modelo de Unidade de Suporte Básico (USB) do Samu. O deputado Rodrigo Lopes lembra que a solicitação foi feita ainda quando ele era prefeito de Andradas e presidente do Samu. “Demandamos esse aumento da frota ao senador, em 2019, na visita que ele fez a Varginha. Ficamos muitos felizes em saber que esse nosso pedido vai ser realizado e que o Samu chegará mais rápido à população. E que fique registrada nossa gratidão ao trabalho feito pelo senador Rodrigo Pacheco nesse processo”, comemora.
A entrada em serviço das Unidades de Suporte Básico (USB), conforme o senador, fortalece o consórcio municipal em razão do compartilhamento dos serviços. “Essa modalidade exitosa de associação tem beneficiado inúmeras pessoas e municípios no compartilhamento de serviços de saúde disponíveis em um ou alguns dos entes federados”, salienta o senador Rodrigo Pacheco.
*Municípios contemplados*
As cidades que receberão as ambulâncias são: Alpinópolis, Camanducaia, Delfim Moreira, Heliodora, Itumirim, Munhoz, Monte Santo de Minas, além de Pedra lva, Pouso Alto, São João da Mata e Cabo Verde.
A previsão é que os veículos passem por vistoria do Ministério da Saúde, na próxima semana. Em seguida, será celebrado um contrato entre a Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e o ministério. O ato é registrado no Diário Oficial da União para que seja autorizado o repasse das unidades móveis ao consórcio.

(Ascom)

Notícias Recentes